Futebol Feminino

Top 10: as melhores jogadoras de futebol feminino da atualidade

Top 10: as melhores jogadoras de futebol feminino da atualidade

A seleção foi feita pelo jornal inglês The Guardian, em parceria com o podcast The Offside Rule

O futebol feminino tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. E com essa visibilidade crescente, grandes estrelas dos gramados têm surgido em todas as partes do globo.

O jornal inglês The Guardian, em parceria com o podcast The Offside Rule, selecionou as 10 melhores jogadoras de futebol da atualidade e algumas da lista foram surpresas. Veja abaixo quem são elas:

10º Megan Rapinoe

A jogadora brilhou em 2019 como destaque da seleção dos Estados Unidos que conquistou o tetracampeonato mundial na Copa do Mundo da França, em julho.

Além das suas atuações em campo, a americana de 34 anos ganhou a Bola de Ouro da Revista France Football no fim do ano passado e assumiu o protagonismo mundial na luta pelo desenvolvimento do futebol feminino e pelo respeito à diversidade dentro e fora de campo.

9º Lieke Martens

Apesar do Barcelona ter perdido o título da Liga Espanhola para o Atlético de Madrid, a atacante foi uma das artilheiras da Europa. A jogadora ajudou a Holanda a garantir uma vaga para a Copa do Mundo no empate, marcando contra a Suíça.

8º Wendie Renard

Ela é uma das melhores jogadoras de futebol da França e a terceira jogadora mais bem paga do mundo. Wendie Renard é internacionalmente conhecida pela qualidade técnica, por sua performance aérea e por ter sido 6 vezes campeã da Champions League.

7º Alex Morgan

É uma das melhores zagueiras do mundo por conta da sua altura, por defender como ninguém seu time e ainda marcar gols. Sempre em destaque no Lyon, a jogadora passou momentos complicados com a seleção da França, mas já retomou a boa fama dos gramados.

6º Amandine Henry

A meio-campo é carrasca do Brasil e conhecida por eliminar o país das copas. Pela seleção francesa, Henry é peça chave no meio de campo e pelo Lyon é uma das volantes mais talentosas da história do clube.

5º Eugenie Le Sommer

Na última temporada, a atacante francesa marcou 10 gols em 13 jogos. Eugenie Le Sommer ajudou marcando contra Barcelona e Wolfsburg na Liga dos Campeões. Chegou à marca de 226 gols só pelo Lyon.

4º Lucy Bronze

Lucy Bronze recebeu o prêmio de melhor jogadora da Europa pela UEFA e apareceu entre as três melhores jogadoras em 2019 na eleição da FIFA. A lateral-direto do clube francês Olympique Lyonnais e da seleção da Inglaterra, tem ganhado destaque não só na Europa, mas também na América.

3º Ada Hegerberg

A norueguesa tem quase 300 gols na carreira aos 23 anos e levou a primeira Bola de Ouro da história, inaugurando a versão feminina do tradicional prêmio da France Football. Ajudou o Lyon a conquistar outro título nacional e o tricampeonato da Liga dos Campeões. Milita em favor da igualdade para mulheres e por melhores condições de trabalho para o futebol feminino na Noruega.

2º Sam Kerr

A jogadora conquistou a artilharia, consecutivamente, da NWSL em 2017, 018 e 2019; na W-League, foi artilheira nas duas últimas temporadas, 2017/18 e 2018/19. Kerr é a maior artilheira da história das duas ligas com 69 gols na NWSL e 70 gols na W-League.

A australiana tem recordes de quem mais fez mais gols em uma só temporada nas duas ligas, o maior número de gols em uma partida da NWSL e o mais rápido hat-trick da W-League.

1ª Pernille Harder

Na final da Liga dos Campeões, a jogadora dinamarquesa marcou o gol que daria o título para o Wolsburg, até que aos 48 do segundo tempo, seus sonhos foram interrompidos. Ainda assim, não diminuiu a campanha feita por Harder, que liderou a competição em assistências. O número de gols da atacante chama a atenção. Na liga alemã, foram 21 jogos e 17 gols. Na Champions League, oito jogos e oito gols, além de seis assistências. Nas Eliminatórias, cinco jogos, cinco gols e três assistências.

Posso ajudar?