Futebol Feminino

Futebol feminino é um dos favoritos nas Olimpíadas de 2020

Futebol feminino é um dos favoritos nas Olimpíadas de 2020

O esporte foi um dos primeiros, praticados em equipe, que garantiram a presença do Brasil nos jogos de Tóquio

As Olimpíadas de 2020, no Japão, terão a maior participação feminina da história. Cerca de 48% dos atletas serão mulheres, é o que diz o Comitê Olímpico Internacional (COI). O Brasil participará dos jogos com 33 confederações de modalidades olímpicas, entre elas, muitas mulheres.

Não bastasse a representatividade, a seleção de futebol feminina brasileira é uma das grandes apostas para as Olimpíadas deste ano. Hexacampeão da Copa América, o time se classificou para os jogos com a vitória, que serve como seletiva olímpica e tem feito bonito internacionalmente, com jogadoras combativas e que fazem arte em campo e atuam no Brasil e no exterior.

E de olho no Japão, a CBF anunciou mais um amistoso do time comandado pela técnica Pia Sundhage. Será contra os Estados Unidos, atuais campeãs mundiais e primeiras do ranking da Fifa, no dia 14 de abril, às 23 horas (de Brasília).

Será a primeira vez que Pia Sundhage enfrentará os Estados Unidos à frente da seleção brasileira. A treinadora sueca liderou as atuais campeãs mundiais na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e Londres-2012. Com o Brasil, a técnica soma seis vitórias e dois empates e o bom início de trabalho colocou de novo o time no Top 10 do ranking da Fifa, atualmente na 9ª posição.

Convocação para o Torneio Internacional da França

Antes das Olimpíadas começarem, o primeiro grande compromisso da seleção brasileira de futebol feminino será o Torneio Internacional da França, que acontece entre 2 e 12 de março, nas cidades de Calais e Valenciennes.

A técnica Pia Sundhage anunciou a convocação para o campeonato, com uma lista de 24 jogadoras, entre elas o retorno de Marta e Formiga, além de atletas que atuam no Campeonato Brasileiro.

As principais rivais do Brasil serão França, Canadá e Holanda, terceiro, quinto e sétimo do ranking da Fifa, respectivamente.

Confira a lista de convocadas para o primeiro confronto do futebol feminino brasileiro desta temporada.

Goleiras

Bárbara – Avaí

Aline – Tenerife (Espanha)

Natasha – Paris FC (França)

Defensoras

Letícia Santos – FFC Frankfurt (Alemanha)

Rafaelle – Changchun Dazhong (China)

Daiane – Tacón (Espanha)

Erika – Corinthians

Tayla – Santos

Bruna Benites – Internacional

Jucinara – Levante UD (Espanha)

Tamires – Corinthians

Meio-campistas

Thaisa – Tacón (Espanha)

Formiga – Paris Saint-Germain (França)

Luana – Paris Saint-Germain (França)

Andressinha – Corinthians

Andressa Alves – Roma (Itália)

Debinha – North Carolina Courage (EUA)

Duda – São Paulo

Aline Milene – Ferroviária

Atacantes

Beatriz – Palmeiras

Cristiane – Santos

Ludmila – Atlético de Madrid (Espanha)

Marta – Orlando Pride (Estados Unidos)

Geyse – Madrid CFF (Espanha)

Posso ajudar?