Futebol Feminino

The Best FIFA: Alexia Putellas é eleita a melhor do mundo em 2021

The Best FIFA: Alexia Putellas é eleita a melhor do mundo em 2021

A jogadora espanhola tem se destacado pelo desempenho nos gramados e também pelo engajamento social que demonstra para dar visibilidade ao futebol feminino

No último 17 de janeiro, a FIFA anunciou os vencedores do prêmio The Best. Lewandowski foi eleito o melhor do mundo pela segunda vez consecutiva. Alexia Putellas, capitã do Barcelona, levou o prêmio disputado entre as mulheres.

A jogadora chama a atenção pela beleza, mas é com a bola nos pés que ela mostra a que veio. Na temporada 2020/2021 – que a premiou com o The Best – Putellas venceu a Copa da Rainha, a Liga dos Campeões e a primeira divisão feminina na Espanha, garantindo para o Barça a Tríplice Coroa do país.

“Não sou modelo, não quero viver disso. Sou jogadora de futebol e espero que falem de mim pelo que faço no campo. Por isso gosto tanto de falar do vídeo, por ser uma jogada que me projetou. Fisicamente, gosto de ser exposta pelo meu jogo”, disse Putellas em entrevista para o Uol.

Por liderar um time tão vitorioso e por seu desempenho nos gramados, a espanhola foi eleita pela Uefa a melhor meio-campista e melhor jogadora da Europa ao fim da temporada.

Com 27 anos, Alexia coleciona números de campeã veterana. Apenas nesta temporada jogou em 20 partidas, marcou 18 gols e deu 15 assistências. Ao vencer no mesmo ano o The Best e a Bola de Ouro, Alexia repete o feito da americana Megan Rapinoe em 2019, de levar para casa as duas maiores premiações do futebol durante a mesma temporada.

Para ganhar o prêmio, a capitã venceu as atacantes Jenni Hermoso, também do Barcelona, que ficou em terceiro, e a australiana Sam Kerr, do Chelsea, segunda colocada.

“Acredito que na Espanha há muito talento, nós precisávamos só de tempo e de trabalho. Isso não é fruto de meses e dias, são muitos anos de trabalho. Precisávamos que houvesse um projeto, que as pessoas acreditassem que poderíamos ter as melhores jogadoras do mundo, e o Barcelona fez isso”, contou Alexia Putellas na cerimônia da FIFA.

Além do glamour dos prêmios e do holofote da imprensa, a jogadora também se dedica em dar visibilidade à luta do futebol feminino por mais incentivo e investimentos.

Em 2018, Putellas, associada ao Smartfootball e com apoio do departamento feminino do Barcelona, lançou a primeira edição do Alexia Putellas International Camp, projeto criado para dar apoio e infraestrutura a jogadoras de base durante as férias de verão.

“Somos uma geração que tem que dar um passo à frente para que o futebol feminino se desenvolva mais rápido”, disse ao Smartfootball.

Desde os 17 anos no Barcelona e com contrato até 2024, Alexia é uma das jogadoras com mais destaque na Europa e em todo o futebol feminino mundial. Sua visibilidade e voz para a igualdade no esporte são imprescindíveis para que outras atletas continuem se inspirando e se esforçando para a categoria chegar cada vez mais longe.

Que venham outras Martas e Alexias. O futuro do futebol é cada vez mais promissor!

Posso ajudar?