Futebol Feminino

2021 foi o melhor ano para o futebol feminino em todas as temporadas

2021 foi o melhor ano para o futebol feminino em todas as temporadas

A audiência das principais emissoras brasileiras no ano passado contou com a visibilidade que a modalidade está conquistando nos últimos tempos

Uma das boas notícias trazidas por 2021 faz sorrir todas que amam o futebol: o ano que passou foi um dos melhores e mais reconhecidos para a modalidade na história brasileira.

Isso porque depois de grandes obstáculos enfrentados pelas mulheres na prática da categoria, finalmente um momento de mais visibilidade chegou e com ele, mais interesse da mídia, dos patrocinadores e mais reconhecimento da sociedade como um todo.

Para se ter ideia do tamanho da virada conquistada pelo segmento, o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino foi uma das competições mais vistas na temporada passada. O torneio fez parte da programação de gigantes na comunicação esportiva, como Band, Desimpedidos, Eleven Sports, SporTV e até da rede social Tik Tok, febre entre o público mais jovem.

Foram mais de 309 mil visualizações por partida e mais de 4,6 milhões de inscritos apenas no YouTube dos Desimpedidos. Já a partida entre Corinthians e Palmeiras teve cerca de 655 mil expectadores no Tik Tok, números impressionantes conquistados apenas nas 15 primeiras rodadas do Brasileirão.

A TV paga também tirou proveito da melhor temporada do futebol feminino e conquistou a liderança por exibir o torneio. Apenas na grande São Paulo a audiência do SporTV foi de 1,5 pontos, um número expressivo para canais fechados.

O Campeonato Brasileiro teve tanto destaque nos veículos de comunicação que a final do torneio exibida pela Band teve picos de 6,1 pontos, o que representa a melhor audiência de domingo à noite da emissora em todo o ano de 2021. O canal registrou crescimento de 80% de audiência da faixa noturna com o Brasileirão.

A Libertadores Feminina também foi outra competição que mostrou uma nova fase da modalidade. Com transmissão pelos canais Disney, Conmebol TV e Facebook Watch, a disputa foi amplamente assistida e garantiu liderança na audiência para a Fox Sports que exibiu a final entre Corinthians e Independiente Santa Fé (2×0) e obteve 0,8 pontos no Ibope e picos de 1,3.

O último torneio a encerrar o ano foi o Ladies Cup, mas nem por isso se tornou menos relevante. A copa teve partidas transmitidas pelo SpotTV e por conta do sucesso de público, foi exibida em canal aberto pela Rede Globo.

Um estudo feito em 2021 pela Global Sports Survey, da consultoria Altman Solon, mostrou que, em alguns países, mais da metade das mulheres assistem um evento esportivo pelo menos uma vez por mês. Em países como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, quase 50% das mulheres são espectadoras mensais de esportes. O número sobe para 70% em algumas nações da América Latina e da Ásia.

Por conta do interesse cada vez maior do público pelo futebol feminino, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já anunciou um aumento no calendário de torneios, que agora conta com a Supercopa do Brasil e a Série A3 do Campeonato Brasileiro, competição que terá representantes de todos os estados, ajudando a desenvolver o futebol feminino em todas as regiões.

Sem dúvidas essa é boa notícia sobre mais avanços conquistados pela força das mulheres. Que neste 2022 tenhamos muito para comemorar e para escrever aqui no blog, não só sobre esporte, mas sobre mulheres que abrem caminhos para a felicidade de outras.

Posso ajudar?