Futebol Feminino

Incentivo ao futebol feminino é tema de campanha do Museu do Futebol

Incentivo ao futebol feminino é tema de campanha do Museu do Futebol

A campanha visa financiar ações de pesquisa, preservação e visibilidade para o futebol feminino e sua história no Brasil

Com o intuito de arrecadar fundos para ações de pesquisa, preservação e visibilidade para o futebol feminino, o Museu do Futebol lançou nesta semana uma campanha de incentivo à categoria e a todos que acreditam e praticam a modalidade.

Intitulada “Ajude o Museu a pesquisar o futebol feminino” a campanha pede o valor sugerido de R$ 95, aos doadores e doadoras. Quem contribuir ganhará como recompensa três produtos exclusivos. 

Um pôster com a manchete histórica “Proibido pela polícia o futebol feminino”, publicada no periódico A Batalha em 1941, que está na exposição principal do Museu; uma ecobag ilustrada com a fachada do Estádio do Pacaembu e a carteirinha digital que dá acesso gratuito ao Museu do Futebol ao longo de 2022.

Duas exposições temporárias já foram realizadas pelo Museu do Futebol – uma delas deixou um legado na exposição principal, com a inclusão de atletas mulheres em vários espaços de destaque do acervo.

Exposições virtuais no Google Art and Culture e o Audioguia Mulheres do Futebol também estão disponíveis gratuitamente nos canais do Museu na internet e nas redes sociais.

Desde a sua fundação, o Museu do Futebol trabalha para estimular a pesquisa e a visibilidade da história do futebol feminino no Brasil. A modalidade já foi proibida no país através do decreto-lei entre 1941 e 1979 com a justificativa que era “incompatível com a natureza feminina” – mas grande parte dos brasileiros e apaixonados pelo futebol desconhecem a proibição. 

Para contribuir com a campanha, basta acessar o site do Museu do Futebol, www.museudofutebol.org.br preencher o formulário e seguir os passos necessários para a doação.

Sobre o Museu do Futebol

É um dos museus mais visitados do Brasil e foi inaugurado em 2008, estando localizado dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu.

A exposição principal conta com 15 salas temáticas e narra de forma lúdica e fácil como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da história e cultura brasileira.

Além disso é um museu totalmente acessível ao público de pessoas com deficiência e estrangeiros, com recursos variados, tanto de acessibilidade física (escadas rolantes, elevadores, piso especial, cadeira de rodas) quanto de acessibilidade comunicacional (audioguias em inglês, espanhol e para cegos, maquetes táteis, materiais sensoriais etc). 

Posso ajudar?