Futebol Feminino

Setembro Amarelo: o esporte como prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo: o esporte como prevenção ao suicídio

A depressão afeta mais de 320 milhões de pessoas no mundo, sendo o Brasil o responsável pela maior taxa da América Latina, segundo dados da OMS

Você sabia que a prática regular de atividade física pode prevenir a depressão? Isso mesmo. A doença é uma das grandes causadoras do suicídio e o hábito de se exercitar pode contribuir para prevenção ou redução dos sintomas.

A constatação veio através de um estudo publicado no periódico científico Journal of Affective Disorders que analisou o comportamento de pacientes internados com depressão grave. Aqueles que fizeram exercícios mostraram melhora da doença.

Os pacientes foram divididos em dois grupos: um grupo fez exercícios e o outro não. Os que fizeram tiveram melhora nos sintomas, na qualidade de vida e na redução no tempo de internação.

Já outro estudo, desta vez publicado no American Journal of Psychiatry concluiu que 12% dos casos de depressão podem ser evitados se o paciente fizer ao menos uma hora semanal de exercícios físicos.

Como estamos no Setembro Amarelo, um mês simbólico e cheio de significado para a prevenção ao suicídio, aproveitamos o texto desta semana para destacar a importância que a prática regular de esportes tem para assegurar saúde e combater doenças que estão diretamente ligadas ao suicídio, como a depressão e a ansiedade.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil lidera na América Latina os casos de depressão. São 5,8% da população brasileira com o problema. A doença afeta mais de 320 milhões de pessoas no mundo, o equivalente a 4,4%. Logo, a taxa do nosso país é maior do que a média mundial e representa um risco a todos.

A resposta para todos esses benefícios da atividade física para a saúde é puramente química! Praticar esportes libera endorfina, o hormônio do prazer e outros neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.  Os exercícios regulares também estimulam o crescimento de células nervosas no hipocampo, região do cérebro que rege a memória e o humor.

Aqui na Quero Jogar Futebol Feminino temos muitas histórias de superação, porque o esporte realmente faz isso: acolhe, entusiasma, incentiva, ensina e cria memórias incríveis.

São muitas as vantagens para vir jogar futebol feminino com a gente! Não esqueça de estender os cuidados do Setembro Amarelo para todos os outros meses do ano.  Adicionar exercícios físicos que te animem e sejam prazerosos para você na sua rotina diária também é fundamental para você estar bem no corpo e na mente.

E se você conhece alguém que parece estar precisando de ajuda, ajude! Vamos salvar vidas através do esporte, do amor, do respeito e da empatia, dentro e fora dos gramados.

Seja a boleira que apoia outras e outros na vida e no esporte. Faça valer a luta do Setembro Amarelo.

Posso ajudar?