Futebol Feminino

Pesquisa recente mostra que o futebol feminino já era popular no Japão no século XIX

Pesquisa recente mostra que o futebol feminino já era popular no Japão no século XIX

Embora o país tenha iniciado sua história no futebol feminino há pouco mais de 40 anos, estudos antigos mostraram o contrário

A Era Meiji ou o Regime do Governo Iluminado foi a primeira época do Império no Japão. Foi um período de grande desenvolvimento para o país, uma fase que o tornou uma das grandes potências mundiais. Essa fase durou entre 1868 e 1912 e embora tenha fica alguns séculos atrás, reserva registros de que foi quando as mulheres japonesas começaram a praticar futebol.

Essa informação é um tanto surpreendente, levando em consideração que a história recente do Japão com a modalidade começou há pouco mais de 40 anos.

A seleção japonesa de futebol compôs oficialmente sua primeira equipe de futebol feminino em 1981, para disputar o AFC Women’s Championship, uma espécie de Copa da Ásia, que neste ano já estava em sua 4ª edição. Uma informação que nos mostra o egresso tardio oficial das japonesas em torneios de destaque.

Somente neste ano de 2022, pesquisadores japoneses descobriram registros de mulheres jogando partidas de futebol desde 1902. É o primeiro estudo sobre o esporte feminino no Japão que, mostrou a Era Meiji como o início da modalidade no país.

Uma das fotos descobertas ao longo da pesquisa, mostra mulheres jogando futebol no ano de 1916. A fotografia ilustra uma partida no colégio municipal de Oita, na ilha de Kyushu. Contudo, existem fotos desde 1902 com mulheres jogando informalmente futebol feminino.

Durante a pesquisa, estudiosos verificaram documentos históricos de 286 escolas públicas para mulheres em diferentes regiões do Japão. Foi com a análise desses documentos que a pesquisa descobriu que alunas em pelo menos 53 escolas praticavam futebol ao longo do século XIX.

Nessas escolas o esporte era praticado no intervalo entre as aulas e enquadrava-se como parte do currículo escolar ou como atividade extra-curricular. Ainda de acordo com a pesquisa, não existem evidências que comprovem a existência de campeonatos nessa época. Mas os historiadores acreditam que o futebol feminino era incentivado no ambiente escolar, pois havia uma facilitação da prática com equipamentos e campos para o treinamento das alunas.

O estudo analisou apenas escolar públicas da época, mas agora os pesquisadores pretendem ampliar também para as escolas particulares com o objetivo de detalhar de forma mais abrangente o comportamento da sociedade da época com mulheres que jogavam futebol.

Alguns séculos depois do início das japonesas na história do futebol, o Japão coleciona alguns importantes títulos: Copa do Mundo de Futebol Feminino 2011; Ouro nos Jogos Asiáticos 2010; Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-20 em 2018 e Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-17 em 2014.

Japão fazendo história dentro e fora do futebol. Comente aqui no blog se você já acompanhou algum time japonês na modalidade.

Posso ajudar?