Futebol Feminino

O noivado de Marta e a quebra de tabus da rainha

O noivado de Marta e a quebra de tabus da rainha

A recente notícia do futuro casamento de Marta com a colega do Orlando Pride, Toni Deion, movimentou o mundo do futebol nos últimos dias

Marta Vieira da Silva, para o mundo Rainha Marta, é uma detonadora de tabus. Desde que entrou no futebol não para de fazer história e mostrar para o mundo que futebol também é para mulheres e com os mesmos méritos, emoções, recordes e disputas que a modalidade masculina.

Nascida em uma família humilde no interior do Alagoas e criada apenas pela mãe ao lado dos três irmãos, Marta sempre manteve discrição sobre sua vida pessoal. Até por isso, nos últimos dias, surpreendeu os fãs com a notícia de seu noivado com a também jogadora de futebol e colega do Orlando Pride, a zagueira Toni Deion.

Com a postagem de fotos do casal nas redes sociais, a jogadora se declarou. “Esse é mais um capítulo da história que estamos escrevendo juntas”, escreveu.

Diversos nomes do mundo do futebol vibraram com o anúncio e comentaram a postagem, como Cristiane Rozeira, Debinha, Luana Bertolucci, Casemiro, Kathellen Sousa, Ella Masar e Lara Dantas.

Marta e Toni Deion estão juntas desde 2018, mas assumiram publicamente o relacionamento em 2019. Elas se conheceram nos gramados do Orlando Pride, onde dividem as responsabilidades do trabalho.  O casal adotou recentemente Zoe, Zeca e Toby, cães que estavam em abrigos e que moram junto com as jogadoras na Winter Park, na Flórida.

A rainha Marta dispensa apresentações e aqui no blog você pode ler diversos textos sobre seus recordes e feitos dentro e fora dos gramados.

A zagueira Toni Deion tem 30 anos, é vegana e se considera uma apaixonada pelos animais. Atualmente no Orlando Pride, a jogadora teve que se ausentar em 2019 dos gramados por conta de um tratamento de câncer de mama, quando Marta veio a público dar força para a noiva.

Deion é da Seleção Americana de Futebol Feminino e já passou por times importantes como Western New York Flash, Washington Spirit da NWSL e Ryazan VDV da Rússia.

O noivado de Marta e Toni Deion é mais uma quebra de tabus daqueles que a sociedade precisa ter aos montes, já que a opção sexual de atletas ainda é colocada em xeque pela mídia e pelos torcedores, como se fosse determinante ou relevante para o desempenho da modalidade.

Quando o casal vem a público anunciar um noivado e mostrar que existe amor nos gramados e entre mulheres do esporte, vemos caminhos abertos para que a tolerância, o respeito e a diversidade tenham cada vez mais destaque no mundo e no futebol.

Não cansada de ser rainha, mais uma vez Marta faz história ao assumir para o mundo que uma mulher negra, nordestina e gay, pode ser feliz, realizada, casada e a melhor da história do futebol, sem abrir mão de ser quem é.

Que o exemplo de Marta e seu jeito leve e espontâneo de quebrar tabus sirva para que outras também possam realizar seus sonhos e viver a vida feliz e sem preconceito como desejarem, nos campos, gramados, escritórios, salas de aulas, ruas e onde mais quiserem.

Posso ajudar?