Futebol Feminino

Boleira, preparada para fazer um 2021 diferente?

Boleira, preparada para fazer um 2021 diferente?

Todos nós esperamos que o Ano Novo seja diferente e para nós, apaixonadas pelo futebol, não é diferente. Mas vale a reflexão: você está preparada para o novo?

Ano novo, desafios renovados e sonhos a postos para realizarmos metas e projetos que se iniciaram lá no ano velho… trazendo essa reflexão para o nosso mundo do futebol, você está preparada para fazer um 2021 realmente diferente, boleira?

Quando a virada do ano acontece, fazemos promessas, atualizamos nossa listinha de desejos e esperamos que o novo seja melhor do que o período que passou, mas muitas vezes nos esquecemos que para conseguirmos o novo de fato, precisamos pagar o preço de buscar o novo.

No nosso bom e velho futebol feminino, quantas vezes não sonhamos com mudanças e renovações, sem que nos desprendêssemos de velhos conceitos, como o julgamento a uma mulher bem arrumada demais para jogar futebol ou mal arrumada demais para entrar em campo?

Pode puxar aí na sua memória, quantas vezes julgamos uma boleira porque ela era delicada, inexperiente, desastrada, sedentária, intelectual, mãe, homossexual, cristã e inúmeros outros adjetivos que nós, enquanto sociedade, encontramos para julgar uma mulher pelo simples fato dela ser mulher.

Soma-se esse fato à realidade dela gostar de futebol e temos uma fórmula completa para limitar jogadoras a se divertirem porque a modalidade pode não ser para elas, pode não ser para mulheres, pode ser motivo para julgamentos e críticas para que elas não pisem nos gramados, não divirtam-se, não joguem como garotas podem e devem jogar.

E é disso que venho falar neste texto. Se queremos o novo de verdade, se escolhemos o caminho diferente e não o imposto, precisamos tirar dos nossos olhos as vendas do estereótipo, precisamos ampliar nossos horizontes e sair da bolha que o nosso meio acaba nos impondo.

O simples fato de praticar futebol é quebrar tabus, parabéns para você. Mas a louvável atitude de desprender-se do senso comum é o primeiro passo para que tiremos da velha gaveta de antigas atitudes as peças fundamentais para construirmos um 2021 novo de verdade, composto pela tolerância, pelo empoderamento, pela sororidade, pela compaixão e empatia.

Quando você joga futebol feminino sem olhar ao seu redor, colabora apenas com a sua saúde e diversão. Agora quando você pensa no todo e inicia o Ano Novo com o propósito de não replicar velhos conceitos da sociedade e está disposta a abrir melhores caminhos para as boleiras que virão depois de você, então você joga futebol feminino para revolucionar o mundo, como fizeram as mulheres que enfrentaram a lei e jogaram nosso esporte mesmo quando ele era proibido para nós.

Neste 2021, desejo a você, boleira, oportunidades para ser diferente, fazer a diferença e ser o novo não só em campo, mas na vida daqueles que precisam da sua coragem e ousadia. Você está preparada para o novo deste ano?

Se sim, arrisque-se, dentro e fora dos gramados, fazendo gols ou não. O que importa é divertir-se até que o próximo Ano Novo chegue.

Feliz 2021, feliz em jogar futebol feminino por mais um ano com vocês. Bora fazer o novo já?

Posso ajudar?