Futebol Feminino

Menstruação X futebol feminino: como continuar treinando neste período?

Menstruação X futebol feminino: como continuar treinando neste período?

Em entrevista para o Portal G1, o médico da Seleção Brasileira deu algumas dicas para que as boleiras não tenham os treinos prejudicados durante os dias menstruais

De sexo frágil, as mulheres não têm nada. Mensalmente encaram desafios com o próprio corpo, convivendo com enxaquecas, dores nas costas, seios, pernas, além de náuseas, sintomas comuns na TPM (Tensão Pré Menstrual).

Não bastassem as dores e incômodos, mulheres ainda lidam com alterações emocionais e indisposições que prejudicam muito a rotina, principalmente relacionada aos treinos e atividades físicas.

E quando a falta em um jogo acontece por causa da menstruação, fica difícil voltar à rotina quando esse período acaba.

Para que as atletas – profissionais ou não – conciliem menstruação e futebol feminino sem prejuízos à saúde, o médico Dr. Nemi Sabeh Jr., especialista em medicina esportiva, ortopedia e médico da Seleção Brasileira há mais de 10 anos, deu dicas ao Portal G1 sobre como as mulheres podem continuar jogando no período menstruação, sem que haja tantos danos no rendimento em campo. Veja algumas delas:

  • Tenha sempre o acompanhamento de um ginecologista de confiança. Cada mulher tem sua necessidade no período menstrual e é o profissional que vai avaliar seu caso;
  • Cólicas intensas podem ser tratadas com anti-inflamatórios e analgésicos, mas precisam da avaliação de um médico;
  • Muitas atletas fazem uso ininterrupto de anticoncepcional para que a menstruação não aconteça. O ideal é que você consulte seu ginecologista sobre o método indicado;
  • No período menstrual, o chocolate é sempre o melhor amigo. Nesse caso, é indicado o 60% amargo com moderação;
  • Cuide da alimentação, evitando alimentos gordurosos e que aumentam os gases no organismo, que podem potencializar as cólicas;
  • Não deixe de praticar exercícios físicos, são essas atividades que liberam endorfina, que traz a sensação de bem-estar e ajuda a aliviar dores e irritações desta fase.

Só mesmo sendo mulher para entender os desafios e obstáculos que temos que enfrentar diariamente. Mas o recompensador de nascer com o sexo feminino é justamente esse: derrubar barreiras e se reinventar para fazer a diferença, com a bola nos pés, com o apito na boca, estando no futebol ou fora dele.

E aí, você já teve que parar de treinar porque a menstruação tinha chegado? Deixe nos comentários a sua experiência e ajude outras boleiras nesse período tão nosso, tão desafiador, tão mulher!

Posso ajudar?