Futebol Feminino

Encontro da CBF discute ações de valorização do futebol feminino

Encontro da CBF discute ações de valorização do futebol feminino

Entre as iniciativas debatidas, estiveram o projeto Gol do Brasil para meninas, a Escola de Formação Profissional de Mulheres no Futebol, arbitragem feminina e as seletivas de clubes de futebol feminino

No último 13 de maio, a sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reuniu a secretária nacional de políticas para as mulheres, Cristiane Britto, e a secretária-executiva, Tatiana Alvarenga, ambas representantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), para discutirem práticas e incentivos da promoção da mulher no futebol e o protagonismo feminino frente ao desenvolvimento da categoria.

Na pauta do encontro, a CBF destacou o projeto Gol do Brasil para meninas, a Escola de Formação Profissional de Mulheres no Futebol, arbitragem feminina, seletivas de clubes de futebol feminino e os webinários realizados durante a pandemia, todas as iniciativas que têm como objetivo despertar o interesse de meninas e mulheres para o futebol.

Na oportunidade, as representantes do ministério anunciaram o lançamento do programa Integra Brasil, em parceria com clubes de futebol, universidades e governos municipais e estaduais. O projeto tem o objetivo de promover debates sobre problemas atuais da juventude na sociedade, como o uso de drogas, álcool, e graves violações de direitos humanos, principalmente entre as populações mais vulneráveis.

O Integra Brasil usará o futebol para conscientizar sobre temas como racismo, inclusão de pessoas com deficiência, direitos da criança e do adolescente, esporte como instrumento de inclusão social e o combate à discriminação da mulher.

“O encontro com a CBF trouxe muitas informações que vão nos ajudar a elaborar projetos que de fato possam apoiar as mulheres no futebol. Abordamos desde a capacitação até a valorização das atletas. A perspectiva é positiva, queremos entregar à sociedade nossas primeiras ações direcionadas ainda esse ano”, afirmou a secretária Cristiane.

CBF confirma Série A3 do futebol feminino para 2022

Em 2022, 32 países disputarão o Brasileirão na Série A3 em 2022. O anúncio foi feito pela CBF na última semana e foi comemorado pelos entusiastas do futebol feminino.

Com 3 divisões, a categoria passará a ter 64 times competindo no Brasileirão a partir da próxima temporada.

Atualmente, o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino tem 52 clubes competindo em duas divisões: 16 na Série A1 e 36 na Série A2. A partir do próximo ano, serão 16 na elite, 16 na 2ª divisão e 32 na inédita Série A3.

A partir do ano que vem, o torneio seguirá da seguinte forma:

SÉRIE A1

16 clubes participantes

– 12 remanescentes da Série A1 de 2021

– 4 clubes oriundos da Série A2 de 2021

SÉRIE A2

16 Clubes Participantes

– 12 clubes classificados para as oitavas de final da Série A2 de 2021 (do 5º ao 16º)

– 4 clubes rebaixados da Série A1 de 2021

SÉRIE A3

32 clubes participantes

– 27 campeões estaduais em 2020/21

– 4 melhores colocados do Ranking Nacional de Clubes no futebol masculino

– 1 clube oriundo do Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino

Posso ajudar?