Futebol Feminino

Marcas investem em produtos para mulheres praticarem futebol

Marcas investem em produtos para mulheres praticarem futebol

Chuteiras, tops e camisetas são alguns dos itens que têm ganhado novas modelagens para atingirem o público feminino que pratica o esporte

Se há algumas décadas, as mulheres tinham que enfrentar muitos preconceitos para praticarem futebol e ainda tinham que se adaptar, jogando com chuteiras, uniformes e outros itens masculinos, atualmente o mercado está bem diferente.

Marcas têm investido em produtos totalmente pensados para mulheres jogarem a modalidade com todo o conforto e personalização que elas merecem.

A campanha “Chuteira para todos os pés”, lançada pela Umbro no início de março é prova desta mudança no mercado esportivo. O objetivo da marca foi atender uma demanda crescente de mulheres apaixonadas por futebol, que têm dificuldade de encontrar chuteiras, calções, camisetas e outros itens feitos especialmente para elas e não apenas uma versão menor dos produtos usados pelos homens.

O principal modelo desta campanha da Umbro é uma chuteira batizada de Fifty III, que vai da numeração 34 até a 44, com design feminino e solado adaptado aos pés das mulheres. A readequação da fabricante no mercado também conta com uma linha de uniformes e artigos esportivos especiais para o público feminino.

A Ida Sports, uma empresa do setor localizada na Austrália, também decidiu fabricar em larga escala chuteiras para mulheres. Laura Youngson, co-fundadora da marca, contou em entrevista ao site The Athletic, como teve a ideia de criar o produto.

“Eu sempre odiei calçar chuteira de criança. Eu calço 37, então era um daqueles pesadelos que eu nunca conseguia achar um bom par de chuteiras”, conta. “Eu tive a chance de conhecer jogadoras profissionais que estiveram em Copas do Mundo e Olimpíadas e descobri que elas estavam calçando chuteiras masculinas e de crianças também, o que é maluco”.

Homens e mulheres têm pés diferentes

Se engana quem pensa que a diferença entre chuteiras fabricadas para homens e mulheres é apenas no tamanho. De acordo com estudos feitos pelo médico americano Peter Cavanagh, em 2001, com 16 mil homens e mulheres. “Os pés e as pernas das mulheres não são a reprodução em menor escala dos membros dos homens”, diz Cavanagh.

As mulheres costumam ter canelas mais largas e longas, a circunferência do tornozelo é maior e o arco da sola do pé mais cavado. Já os homens têm pés 0,12% mais largos que as mulheres e 0,3% mais compridos.

O que leva a considerar que produtos diferentes para cada gênero são essenciais para a alta performance dos atletas e para a preservação da saúde individual, já que a falta de anatomia nas chuteiras pode ajudar ou atrapalhar a prática esportiva dentro e fora de campo.

Mais do que chuteiras adaptadas

As gigantes do mundo esportivo, Nike e Adidas, também têm desenvolvido linhas especiais para as atletas do futebol feminino. O divisor de águas neste mercado foi a Copa do Mundo de 2019, quando as grandes marcas resolveram investir em produtos realmente fabricados para mulheres e não mais uma adaptação em tamanho menor dos produtos masculinos.

Nesse sentido, Nike e Adidas têm se destacado ao colocarem no mercado itens para a prática esportiva modernos, femininos e com a modelagem própria para elas, pensando no conforto e desempenho feminino no futebol.Tops, calções com comprimento diferente e mudanças até nas bainhas são algumas mudanças já utilizadas nos produtos.

O material dos uniformes também tem sido diferente, para regular a temperatura corporal de forma mais ajustada para as diferenças entre atletas homens e mulheres.

Você, jogadora de futebol feminino, o que acha dessas mudanças propostas pelas marcas? Deixe seu comentário neste texto e participe do nosso blog!

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