Futebol feminino é o novo queridinho da propaganda
Gigantes como Coca-Cola e Umbro estão investindo pesado em campanhas publicitárias para o segmento e têm conquistado destaque
A Copa do Mundo de futebol feminino de 2019, realmente dividiu águas: se antes poucas ou quase nenhuma marca se interessava pelo público, atualmente apoiar e investir na modalidade, se tornou sinônimo de empoderamento e de quebra de paradigmas.
As mulheres representam atualmente 85% da decisão de compra no Brasil, um dado que não passou batido nas estratégias publicitárias de importantes multinacionais.
A Umbro lançou no início desse mês, uma campanha chamada “Chuteira para todos os pés”. A ideia da marca é atender uma demanda que não para de crescer de mulheres apaixonadas por futebol, que têm dificuldade de encontrar chuteiras do tamanho certo.
O principal modelo da campanha é uma chuteira batizada de Fifty III, um modelo que vai da numeração 34 até a 44. A fabricante inglesa também vem ampliando sua linha de uniformes e artigos esportivos destinados ao público feminino.
Coca-Cola “compra briga” pelo marketing
Recentemente, a Coca-Cola se envolveu em uma polêmica nos Estados Unidos ao defender o futebol feminino.
Patrocinadora da Federação de Futebol dos Estados Unidos, a multinacional criticou publicamente “comentários inaceitáveis e ofensivos” feitos pela entidade em um processo judicial que corre no país.
A polêmica começou porque a seleção americana de futebol feminino, atual campeã do mundo, entrou na Justiça exigindo igualdade salarial e de condições de trabalho. Na defesa feita pela Federação de Futebol, a justificativa foi que “o trabalho de um jogador de futebol da equipe nacional masculina requer um nível mais alto de habilidade, velocidade e força do que as mulheres e que as jogadoras são menos qualificadas e têm menos responsabilidades que seus colegas homens”.
A Coca-Cola encontrou a oportunidade certa de se manifestar e fazer marketing apoiando o futebol feminino. Apoiada por marcas como Budweiser e Visa, a multinacional divulgou um comunicado condenando as afirmações e disse estar “extremamente decepcionada com os comentários inaceitáveis e ofensivos”.
“Pedimos para nos encontrar com eles imediatamente para expressar nossas preocupações. A Coca-Cola é firme em seu compromisso com a igualdade de gênero, a justiça e o empoderamento das mulheres nos Estados Unidos e em todo o mundo, e esperamos o mesmo dos nossos parceiros”, afirmou a multinacional americana de refrigerantes.