Futebol Feminino

Futebol feminino é o novo queridinho da propaganda

Futebol feminino é o novo queridinho da propaganda

Gigantes como Coca-Cola e Umbro estão investindo pesado em campanhas publicitárias para o segmento e têm conquistado destaque

A Copa do Mundo de futebol feminino de 2019, realmente dividiu águas: se antes poucas ou quase nenhuma marca se interessava pelo público, atualmente apoiar e investir na modalidade, se tornou sinônimo de empoderamento e de quebra de paradigmas.

As mulheres representam atualmente 85% da decisão de compra no Brasil, um dado que não passou batido nas estratégias publicitárias de importantes multinacionais.

A Umbro lançou no início desse mês, uma campanha chamada “Chuteira para todos os pés”. A ideia da marca é atender uma demanda que não para de crescer de mulheres apaixonadas por futebol, que têm dificuldade de encontrar chuteiras do tamanho certo.

O principal modelo da campanha é uma chuteira batizada de Fifty III, um modelo que vai da numeração 34 até a 44. A fabricante inglesa também vem ampliando sua linha de uniformes e artigos esportivos destinados ao público feminino.

Coca-Cola “compra briga” pelo marketing

Recentemente, a Coca-Cola se envolveu em uma polêmica nos Estados Unidos ao defender o futebol feminino.

Patrocinadora da Federação de Futebol dos Estados Unidos, a multinacional criticou publicamente “comentários inaceitáveis e ofensivos” feitos pela entidade em um processo judicial que corre no país.

A polêmica começou porque a seleção americana de futebol feminino, atual campeã do mundo, entrou na Justiça exigindo igualdade salarial e de condições de trabalho. Na defesa feita pela Federação de Futebol, a justificativa foi que “o trabalho de um jogador de futebol da equipe nacional masculina requer um nível mais alto de habilidade, velocidade e força do que as mulheres e que as jogadoras são menos qualificadas e têm menos responsabilidades que seus colegas homens”.

A Coca-Cola encontrou a oportunidade certa de se manifestar e fazer marketing apoiando o futebol feminino. Apoiada por marcas como Budweiser e Visa, a multinacional divulgou um comunicado condenando as afirmações e disse estar “extremamente decepcionada com os comentários inaceitáveis e ofensivos”.

“Pedimos para nos encontrar com eles imediatamente para expressar nossas preocupações. A Coca-Cola é firme em seu compromisso com a igualdade de gênero, a justiça e o empoderamento das mulheres nos Estados Unidos e em todo o mundo, e esperamos o mesmo dos nossos parceiros”, afirmou a multinacional americana de refrigerantes.

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