Futebol Feminino

Mais da metade dos estados não realizou torneios femininos no ano passado

Mais da metade dos estados não realizou torneios femininos no ano passado

Em um cenário muito diferente do masculino, a categoria feminina segue remando contra a maré na busca por incentivos e investimentos

Desde que começou, a pandemia tem atrapalhado a todos e com o futebol feminino não tem sido diferente. As paralisações da quarentena em 2020, fizeram com que a modalidade saísse ainda mais prejudicada em comparação ao masculino com um agravante: apenas 11 dos 26 estados brasileiros realizaram campeonatos estaduais para mulheres.

A falta de investimentos e incentivos na categoria, que já é um problema para o desenvolvimento da classe, se tornou ainda pior com a crise ocasionada pelo coronavírus.

Com as exigências de testagem das atletas para a Covid-19 como parte do protocolo de segurança, além da higienização constante dos centros de treinamento e estádios para que as partidas pudessem ser realizadas, tornou-se ainda mais inviável a realização de torneios femininos que, com pequenas arrecadações, as federações não tiveram recursos para colocar em prática as disputadas de 2020.

Já que se trata de um novo cenário – uma pandemia mundial – não há previsão de punição para os estados que não realizarem os campeonatos, de acordo com a CBF. Um dos problemas que preocupam os dirigentes e treinadores do futebol feminino é a falta de continuidade no trabalho de desenvolvimento das atletas e da modalidade no Brasil.

Isso porque, 27 dos 36 times que disputam a série A2 do Brasileirão são os vencedores dos campeonatos estaduais. Faltando apenas quatro meses para o início do Brasileirão Feminino, ainda não há previsão para que 11 estados realizem seus campeonatos e consigam enviar um representante para a mais importante competição nacional.

Como fica a situação do futebol feminino nos estados?

Na região Norte, Amapá, Amazonas, Rondônia e Pará organizaram campeonatos, com um número menor de times. Apenas quatro dos sete estados realizaram o torneio na região.

Somente Paraíba e Sergipe realizaram os campeonatos no Nordeste e três estados realizarão o torneio neste ano: Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

A pior região para o futebol feminino em 2020 foi a Centro-Oeste. Apenas Distrito Federal realizou o campeonato. Já no Sul e Sudeste, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo não realizaram suas competições e nem deram previsões para suas realizações.

Resta a nós, boleiras e apaixonadas pelo futebol, remarmos contra a maré e não deixarmos a categoria se enfraquecer enquanto o mundo luta contra a pandemia. É a nossa união que sempre fará a categoria crescer e se destacar cada vez mais.

Posso ajudar?