Futebol Feminino

Jogadora Formiga terá filme sobre a sua vida

Jogadora Formiga terá filme sobre a sua vida

Recordista mundial, a jogadora baiana é a primeira atleta na história a participar de 7 copas do mundo em sua carreira

A vida da atleta Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, foi feita para fazer história: mulher, negra, nordestina, jogadora de futebol e a única pessoa do mundo – entre homens e mulheres – a ter participado, como atleta, de 7 copas do mundo.

Atualmente com 42 anos e jogadora oficial do Paris Saint-Germain, Formiga participou das Copas de 1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019. Ela também é a única esportista a ter jogado em 6 edições dos Jogos Olímpicos.

Tantos tabus quebrados, deram a Formiga um filme sobre a sua vida, contando sua trajetória pessoal e profissional que, têm marcado gerações com seu empoderamento e jeito singular de fazer história.

O filme biográfico de Formiga terá direção e roteiro da cineasta baiana Taís Amordivino. O documentário ainda não tem data de estreia.

Quem é a jogadora Formiga?

Atualmente com 42 anos, a baiana já foi duas vice-campeã olímpica e uma vez vice-campeã mundial de futebol feminino e segue atuando nos gramados como volante do PSG.

Apesar dos recordes de Formiga já mencionados, a futebolista leva uma vida pacata nos arredores de Paris, onde reside. Na França, ganhou o apelido de ”formidable”, em português, formidável.

A jogadora se apaixonou pelo futebol aos 12 anos e desde então, nunca mais parou de entrar em campo para mostrar a todas as mulheres que todas também podem.

Formiga joga há mais de duas décadas com a camisa verde-amarela. Nasceu em Salvador na Bahia e por causa da infância pobre, jogava descalça nos campos de barro, mas o talento fez Formiga se destacar rapidamente.

A jogadora foi revelação do Campeonato Baiano apenas aos 15 anos e logo depois, se tornou a sensação do Brasileiro, motivo de sua precoce convocação à Seleção no auge dos seus 16 anos.

É a única jogadora da história a participar de todas as Olimpíadas desde que o futebol feminino se tornou uma modalidade oficial dos jogos, em 1996.

Uma curiosidade é que Formiga chegou a se aposentar na camisa canarinho no final de 2016, mas retornou aos gramados e segue como capitã do PSG.

Já deu para perceber porque Formiga foi escolhida para emprestar sua história para um filme né? Motivos não faltam. 

O filme sobre a história da Formiga certamente será mais um incentivo que, jogadoras em campo mostram que dias mulheres virão e, no mundo do futebol, cada vez mais.

Posso ajudar?