Futebol Feminino

Futebol feminino X Coronavírus: como a quarentena tem impactado a modalidade

Futebol feminino X Coronavírus: como a quarentena tem impactado a modalidade

Depois de uma viagem à França, a comissão técnica e equipe de comunicação da CBF tiveram a orientação de quarentena e de fazerem o teste do COVID-19. Times se posicionam sobre o tema

A pandemia mundial por Coronavírus tem impactado a rotina e a vida de todos. No futebol feminino, as mudanças não têm sido diferentes. Vários clubes e entidades ligadas ao esporte já se posicionaram cancelando treinos, torneios e colocando as atletas em quarentena até segunda ordem.

Depois de uma viagem à França para disputar amistosos programados pela Fifa no início de março, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, voltou ao Brasil com uma série de recomendações, inclusive para a quarentena e para a realização do teste para COVID-19.

A técnica Pia Sundhage ficou na Europa, como já havia planejado antes do estado de pandemia anunciado pela OMS e segue cuidados especiais para evitar a contaminação. A auxiliar técnica dela, Bia Vaz, o preparador de goleiros, o fisiologista e toda a comissão técnica e equipe de comunicação foram orientados a ficarem em casa de quarentena pela CBF.

O amistoso do Brasil contra os Estados Unidos que aconteceria em abril foi cancelado e o amistoso contra a Costa Rica também deve ser cancelado em breve. A preparação olímpica da Seleção Brasileira de Futebol Feminino está paralisada e aguardando o fim da pandemia.

Futebol nacional suspenso

A CBF suspendeu os campeonatos que estavam em andamento no futebol feminino da primeira e da segunda divisão do Brasileiro, sem data prevista para retomada. O início do Campeonato Paulista, que começaria no dia 12 de abril, também foi adiado.

Os clubes brasileiros também tomaram atitudes em relação ao Coronavírus e reduziram as atividades das jogadoras dentro e fora dos campos.

O São Paulo colocou o time em acompanhamento remoto de nutrição e preparo físico. As atletas farão atividades em casa, sem atividades coletivas por enquanto.

O Corinthians repensa a rotina do time e cogita mudar o programa de treinos. O Palmeiras interrompeu os treinamentos para combater a propagação do COVID-19 e assegurar o bem-estar e a saúde de atletas, funcionários e colaboradores.

Já o Santos anunciou que as atividades do time masculino, feminino e de base estão suspensas por tempo indeterminado.

Fatores que fortalecem o sistema imune e previnem o COVID-19

1. Prática de atividades físicas regularmente, seguindo orientação de quarentena e isolamento social;

2. Alimentação balanceada e rica em alimentos fonte de antioxidantes;

3. Hidratação adequada;

4. Vacinação em dia, inclusive para gripe e sarampo;

5. Controle do estresse;

6. Sono de qualidade;

7. Lavar as mãos com frequência e higienizar todas as embalagens e alimentos antes do consumo.     

Posso ajudar?