Futebol Feminino

Conheça Pia Sundhage, a técnica que colocou a Seleção Feminina do Brasil de volta ao ranking da Fifa

Conheça Pia Sundhage, a técnica que colocou a Seleção Feminina do Brasil de volta ao ranking da Fifa

A sueca é referência no futebol feminino, principalmente por ter comandando a Seleção dos Estados Unidos em 2008 e 2012, anos em que o time levou para casa o ouro nos Jogos Olímpicos

A Seleção Feminina de futebol do Brasil vem ascendendo no cenário mundial desde que a técnica sueca, Pia Sundhage, assumiu a liderança do time em julho de 2019.

Com o seu comando, a equipe brasileira voltou para o ranking da Fifa – após ter saído pela primeira vez na história – e agora ocupa o 9º lugar na lista após a sequência de vitórias conquistada pelo pulso firme da técnica.

Ex-jogadora, Pia iniciou sua carreira aos 17 anos, na Suécia. Esteve no primeiro Mundial organizado pela Fifa, em 1991. Também disputou a edição de 1995 e a Olimpíada de Atlanta-1996.

A carreira de treinadora começou antes de ser aposentar como jogadora. Ela chegou a acumular as funções de 1992 a 1994 no Hammarby. Em 1998, se tornou assistente técnica do Vallentuna, da Suécia, e voltou a exercer a função no AIK Fotboll (SUE) e no Philadelphia Charge (EUA). Em 2003, ela assumiu o comando principal do Boston Breakers (EUA).

Pia Sundhage esteve nas últimas três finais olímpicas – conquistou o ouro com a seleção dos Estados Unidos em 2008 e 2012 e a prata com a equipe da Suécia em 2016 – e foi eleita a melhor treinadora de futebol feminino pela Fifa em 2012.

Em 2011, foi vice-campeã com a seleção americana na Copa do Mundo do Japão.

A técnica também luta por igualdade no futebol. Em algumas ocasiões, ela relatou preconceito e defendeu a bandeira de mais oportunidades para as mulheres em um ambiente tradicionalmente dominado por homens.

Raio X Pia Sundhage

Nome: Pia Morror Sundhage

Nacionalidade: Suécia

Idade: 60 anos

Principais trabalhos como treinadora: Hammarby (Suécia), Boston Breakers (EUA), Kollbotn (Noruega), KIF Orebro (Suécia), China (assistente), Estados Unidos, Suécia e Suécia Sub-17

Títulos: Jogos Olímpicos de 2008 e 2012

Eleita a Melhor Treinadora de Futebol Feminino pela FIFA (2012)

Posso ajudar?