Futebol Feminino

Corinthians entrou para a história do futebol feminino: saiba o motivo no texto

Corinthians entrou para a história do futebol feminino: saiba o motivo no texto

O time contabilizou 45 vitórias, sendo 34 delas sucessivas, três empates e um aproveitamento recorde de 95,8%. Foram 18 gols tomados e 148 bolas na rede

Não tem receita de bolo, mas muitos times gostariam de sentir o gostinho do sucesso que fez o Corinthians se tornar soberano e invicto por 48 partidas.

Os números impressionam: foram 45 vitórias, sendo 34 delas sucessivas, três empates e um invejável aproveitamento de 95,8%. Incríveis 148 bolas na rede e apenas 18 gols tomados. Resultados que deram à torcida do timão um lugar de destaque na história do futebol feminino no Brasil, pois é a primeira vez que a façanha é alcançada pela mulherada em campo.

A invencibilidade do Corinthians foi quebrada no início de março, mas nem por isso o time perdeu o mérito da campanha invicta que impressionou os apaixonados por futebol. A partida entre Corinthians e São Paulo teve resultado de 2 a 0 para o rival tricolor na quarta rodada do Brasileirão feminino.

Mesmo com a derrota, as jogadoras do timão já tinham entrado para a história: as alvinegras quebraram um recorde mundial com os 34 triunfos seguidos. Ao chegarem na 28ª vitória, elas atropelaram o The New Saints, do País de Gales e assumiram o recorde mundial em vitórias consecutivos no futebol, fato que fez o Corinthians entrar para o Guinness World Records.

Corinthians tem projeto ambicioso para o futebol feminino

O timão pegou gosto no apoio ao futebol feminino desde que entrou para o recorde mundial com mais vitórias consecutivas na modalidade. A partir daí, o clube decidiu colocar em prática um projeto ambicioso para se tornar referência no esporte.

Além de um elenco capacitado, estrutura impecável e comissão técnica afiada, o Corinthians está investindo até em tecnologia para melhorar seu desempenho em campo. O time conta com uma plataforma de análise de jogo que possibilita a avaliação individual do desempenho de cada atleta. São observadas a performance das jogadoras em termos qualitativos, positivos ou negativos e isso gera índices para a comissão técnica.

Os dados obtidos pela análise computacional são mesclados com o perfil de cada jogadora, o que faz da tecnologia uma grande aliada do time. Físico, tático, mental são estudados e o software traça a melhor decisão para o sucesso da equipe em campo.

Para profissionalizar a modalidade, o investimento do clube quase dobrou em relação ao ano passado, contudo a diretoria não divulga os valores.

Investimentos desde a base

Desde o ano passado, o Corinthians começou a investir no sub-17 de futebol feminino. O clube também está em fase de negociação para iniciar os trabalhos com o sub-15, mas não há definições, nem prazos para que seja iniciado.

De acordo com a diretoria do Corinthians, as políticas de investimentos nos times de base começam a partir de um processo de formação com metodologia coerente e que possa dar boa condição para as meninas se desenvolverem e se tornarem jogadoras profissionais.

A conduta do Corinthians tem contribuído e muito para o destaque do futebol feminino brasileiro. Independente de torcidas ou camisas, quem ganha são todas as mulheres que jogam e amam o futebol. Que todos os times tenham a conduta do timão, de apoiar, estruturar e incentiva-las nos campos do Brasil.

Posso ajudar?