Futebol Feminino

Colômbia será a sede da Copa América Feminina de 2022

Colômbia será a sede da Copa América Feminina de 2022

O torneio garante três vagas classificatórias para a Copa do Mundo de futebol feminino que acontecerá em 2023 na Austrália e na Nova Zelândia

Foi dada a largada para os grandes torneios internacionais do futebol feminino. O primeiro deles, a Copa América Feminina de 2022 está cada vez mais próxima e o país que sediará sua realização foi divulgado recentemente: será a Colômbia. A Conmebol definiu o país para abrigar o evento entre os dias 8 e 30 de julho do próximo ano.

A competição garante três vagas classificatórias para a Copa do Mundo que está marcada para 2023 na Austrália e na Nova Zelândia. As primeiras seleções colocadas no torneio garantem a tão esperada classificação para o Mundial.

Já o quarto e o quinto colocado jogam pela repescagem com outros oito clubes de outras confederações: duas da Ásia, duas da África, duas da Concacaf, uma da Oceania, uma da UEFA e as duas já garantidas da Conmebol.

A Copa América Feminina, assim como o torneio masculino, é a maior disputa sul-americana da modalidade e atrai a atenção de torcedores e de patrocinadores do mundo inteiro, com clássicos sempre emocionantes como Brasil e Argentina.

A Seleção Brasileira é a atual campeã da Copa América Feminina, tendo conquistado o título em outras sete oportunidades. No último torneio, em 2018, o vice-campeão foi o Chile.

A Conmebol anunciou o prêmio de US$ 500 mil que será distribuído entre as seleções participantes. A organização do evento será feita pela Federação Colombiana de Futebol.

“A Colômbia fará uso das melhorias tecnologias nos seus estádios para uma competição internacional de alto nível. Estamos trabalhando pelo desenvolvimento do futebol feminino. Parabéns Presidente Ramón Jesurún por esta conquista”, comentou, Alejandro Dominguez, presidente da entidade.

História da Copa América Feminina

Começou a ser realizado em 1991 na cidade de Maringá, no Paraná. Era um torneio conhecido inicialmente como Campeonato Sul-americano de Futebol Feminino. Em sua primeira edição, contou com a participação do Brasil, Chile e Venezuela.

Argentina, Bolívia e Equador começaram a participaram apenas na edição de 1995, organizada em Minas Gerais. A terceira edição, realizada na Argentina, teve dez seleções pela primeira vez, com a estreia da Colômbia, Paraguai, Uruguai e Peru.

Em 2010, o torneio começou a se chamar oficialmente de Copa América Feminina. O Brasil venceu a competição por sete vezes, sendo heptacampeão, o maior do mundo, já que conquistou sete das oito edições da competição.

Apenas em 2006 outra seleção levou a taça, foi a Argentina, o único país a compartilhar com o Brasil o maior título do futebol feminino sul-americano.

Ansiosa para acompanhar a Copa América? Escreva nos comentários e compartilhe com a gente a sua expectativa para a realização dos grandes eventos da modalidade.

Posso ajudar?