Futebol Feminino

Inclusão & diversidade: marketing de influência é aposta dentro e fora dos gramados

Inclusão & diversidade: marketing de influência é aposta dentro e fora dos gramados

A Rainha Marta é uma das celebridades do mundo do futebol que tem sido cada vez mais procurada pelos movimentos sociais que lidera

Na contramão da persuasão exercida pelos influencers digitais, muitas vezes distantes da vida real, está a ascensão do marketing de influência, uma tendência cada vez mais forte no mercado e que tem fisgado celebridades dentro e fora dos gramados.

Um desses nomes de grande influência na sociedade e que tem sido procurada pelas grandes marcas e patrocinadores por conta da credibilidade que possuem, é a Rainha Marta, jogadora que dispensa maiores apresentações.

Estrela das campanhas “Go Equal” e “She Can” (Ela pode), ambas do Guaraná Antártica e da iniciativa “Eu Sou”, da Starbucks, Marta se tornou uma forte e importante voz em defesa da equidade de gênero e pela valorização do futebol feminino. Seu ativismo e responsabilidade social deram tom à luta da comunidade trans para alterar documentos de identidade.

Marta agrega credibilidade e excelentes influências às causas que defende e por isso, essas campanhas publicitárias que participa foram premiadas recentemente no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que contempla iniciativas da publicidade que agregam inclusão e diversidade às discussões do mercado.

“Imagine o quão importante é ver uma jogadora seis vezes eleita a melhor do mundo, que usa o momento em que vira a maior artilheira de todas as Copas para pedir igualdade. A história da Marta é a verdade das mulheres em todos os esportes, nada mais legítimo do que tornar a sua luta, uma luta de todas”, contou Aldo Pini, vice-presidente de estratégia da África, agência criadora do movimento Go Equal.

O marketing de influência ainda é um nicho que precisa muito ser explorado, mas que cresce drasticamente a cada dia. Estimativas da Business Insider mostram que esse mercado deve movimentar mais de US$ 15 bilhões apenas em 2022.

De olho nas boas ações para alavancar o marketing do time, o Sport Clube Internacional, de Porto Alegre, realiza ações beneficentes para cativar novos sócios e fidelizar os antigos. Uma delas é o Dia da Troca, o torcedor junta sua camisa antiga, 1 kg de alimento não-perecível e um valor em dinheiro em troca da nova camisa da temporada. As camisas antigas e os alimentos são levados para instituições de caridade do Rio Grande do Sul, gerando uma corrente de solidariedade entre torcedores, o clube e as pessoas que mais precisam de alimentos e roupas.

As jogadoras Andressinha, Cristiane e Fabi também se mobilizam com a influência do bem que gera o retorno positivo do marketing. O projeto Joga Miga tem o protagonismo das jogadoras para defender o acesso das mulheres ao futebol feminino e para conectá-las através da paixão pela modalidade. Com o apoio de marcas como a Ambev, o projeto não tem fins lucrativos e pretende levantar bandeiras como a valorização, a equidade e o incentivo dentro e fora dos gramados para as mulheres.

O que acharam dessas iniciativas incríveis do marketing de influência? Deixe nos comentários aqui do blog sua opinião sobre esse texto e sugestão para nossos próximos assuntos.

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