Futebol Feminino

Flamengo inicia projeto de valorização do futebol feminino

Flamengo inicia projeto de valorização do futebol feminino

O projeto vai atender meninas entre 12 e 20 anos e será conduzido pelo Centro de Formação e Fomento ao Futebol Feminino Zico 10

O eterno ídolo do Flamengo, Zico, se destacou na mídia mais uma vez. Desta vez não por seus feitos em campo, mas pela responsabilidade social fora deles que permitirá a jogadoras do Rio de Janeiro a prática do futebol feminino com mais visibilidade e incentivos.

Na última terça-feira, 26 de outubro, o clube carioca anunciou uma rede de apoios a diversos projetos da região, todos visando a valorização da categoria e a formação de novas atletas para o esporte nacional.

O Centro de Formação e Fomento ao Futebol Feminino Zico 10 vai liderar o projeto dentro do Flamengo, atendendo meninas de 12 a 20 anos de idade que participarão de campeonatos federados no estado do Rio de Janeiro.

“Temos o intuito de fomentar a modalidade e começar pelo Zico 10 é ótimo. O principal foco, inicialmente, está na qualificação do trabalho. Os professores terão encontros com os profissionais que trabalham no nosso dia a dia para conhecerem a metodologia aplicada e vão poder assistir aos treinos das equipes. Por outro lado, os membros da comissão técnica vão estar sempre observando a evolução das meninas do projeto. Esperamos estimular ainda mais a prática do futebol feminino pelas mulheres”, contou o coordenador do projeto do Flamengo, André Rocha

Vale lembrar que o projeto já tem dado resultados. No primeiro semestre de 2021, o Futebol Feminino Zico 10 ajudou a preparar as meninas do sub-18 do Flamengo para a disputa do Campeonato Brasileiro da categoria.

Botafogo também investe no futebol feminino

O Botafogo entrou na elite nacional da categoria depois de ser vice-campeão do Brasileiro Feminino A2 de 2020 e campeão do Carioca Feminino de 2021/2021. O patrocinador oficial do clube é a Centrum que exigiu no contrato com a equipe iniciativas que contemplassem a valorização e o incentivo ao futebol feminino.

Na Copa do Mundo Feminina de 2019, somente entre a audiência dos norte-americanos, o jogo em que os EUA venceram a Holanda por 2 a 0, em Lyon, teve uma audiência 22% superior a final da Copa do Mundo masculina em 2018.

A perspectiva dos especialistas da área é que cada vez mais patrocinadores procurem clubes para apoiarem o futebol feminino, já que são crescentes a visibilidade e o espaço conquistado pelas mulheres na modalidade.

E aí, qual é a sua opinião sobre os recentes investimentos dos clubes no futebol feminino? Deixe seu comentário aqui no blog e não esqueça de acompanhar novidades diárias nas nossas redes sociais.

Posso ajudar?