Futebol Feminino

Carta para uma futura jogadora de futebol

Carta para uma futura jogadora de futebol

Um texto para fazer refletir sobre nossa responsabilidade na democratização do esporte entre mulheres para as próximas gerações

Querida, garota, quem escreve essa carta é uma jogadora de futebol que encontrou seus melhores momentos de confiança, aceitação, empoderamento e alegria, em campo.

Destino esse texto a você, futura jogadora, que apesar de ser apaixonada pela interação e pela união que o futebol proporciona dentro e fora dos gramados, ainda se prende a limitação de uma sociedade que julga, aponta e rotula pessoas, sem se preocupar com a essência que as faz únicas.

Gostaria de lhe contar pessoalmente como é bom superar obstáculos, enfrentar nossas barreiras individuais e alcançar a equidade que tanto falamos – pelo menos durante 120 minutos – mas por enquanto, me satisfaço escrevendo esta carta  a você, que será nosso futuro e que certamente, se beneficiará dos esforços e sacrifícios que todas as apaixonadas por futebol fazem hoje, desbravando caminhos e abrindo pontes que farão um futuro mais igual, menos julgador e absurdamente mais feliz para se viver.

Nesse tempo de hoje, 2020, ainda temos que explicar que mulheres entendem sim, de futebol. Nossa rotina ainda é de contornar piadinhas sem graças e machistas sobre nosso desempenho em campo e é comum escutarmos opiniões preconceituosas de quem acha que existe limitação para mulheres, mesmo no esporte.

Espero que você, futura jogadora, possa se beneficiar dessas lutas que temos hoje e que há muito, outras lutaram e facilitaram para nós. Jamais abaixe a cabeça ou deixe de praticar o futebol por ideias pré-concebidas que amarram, emburrecem e retardam nossos avanços, conquistas e crescimentos.

Nunca esqueça que jogar como uma garota é a reafirmar todas as vitórias que outras gerações que antecederam a sua, suaram para conseguir. Dedique-se, ame-se, cuide-se e descubra-se como mulher e jogadora, fazendo o melhor para si, certamente fará o inesquecível em campo, na vida e na história.

Futura jogadora, reserve um tempo para você! Faça amigos, escute boas músicas, leia, dê gargalhadas, faça o que ama e faça bem feito aquilo que te faz vibrar, como numa final de Copa do Mundo.

Jogue todos os dias como se fosse o seu encerramento no futebol e acima de tudo, só pare porque você quis e jamais porque alguém disse que você não poderia continuar.

Como uma garota você deve jogar e revolucionar. A transformação da nossa sociedade começa com você e no futebol feminino não é diferente.

Posso ajudar?