Futebol Feminino

Carta para uma boleira acima do peso

Carta para uma boleira acima do peso

Um texto para refletirmos sobre as escolhas e possibilidades que podemos nos impor e que é dever da sociedade respeitar e apoiar

Falta pouco para 2022 acabar, mas tenho certeza de que você que me lê agora não fez tudo que planejou e pensou no início do ano. Talvez o começo no futebol ou em algum outro esporte não tenha acontecido. Pode ser que o inglês tenha ficado para depois ou que aquele projeto pessoal ainda não tenha saído do papel.

Tudo bem se você me disser que programou uma vida saudável e no peso ideal neste ano e infelizmente não deu certo (ainda). Você não está sozinha se me relatar que sempre quis jogar futebol com as amigas, mas que por estar acima do peso, esse é uma meta que sempre acaba adiada e consequentemente, cada dia mais distante.

Essa carta é para te incentivar a permanecer nesse sonho, para te fazer refletir que apenas nós mesmos podemos nos impor escolhas e possibilidades. Se queremos muito algo, não há obstáculo que fique inerte à determinação.

Se você é uma boleira acima do peso que quer praticar futebol feminino a partir de hoje, esse texto é para que você saiba que pode, sim. Seu corpo é só seu e não cabe a ninguém julgá-la ou coloca-la em padrões pré-estabelecidos.

O esporte é para todos, assim como a saúde. Ninguém tem o direito de tirá-los de você, assim como você não pode se privar de algo tão benéfico para o seu bem-estar físico e mental. Jogar futebol é daquelas coisas boas que a vida tem e que todos precisam experimentar. Não é justo com você e com seus objetivos deixar com que a sociedade paute suas ações por fúteis estereótipos. É dever dessa mesma sociedade apoiar e respeitar nossas diferenças, assim como nossas distintas habilidades e evoluções, no esporte e fora dele.

Não se cobre tantos antes de iniciar nessa ou naquela meta. Comece devagar, dando tempo ao seu corpo, à sua mente e aos seus planos. Cerque-se de pessoas que vão te apoiar e te ajudar a permanecer nesta empreitada. Procure ajuda especializada e pessoas que entendem por que e como o futebol pode ser praticado por todos os corpos, inclusive por aqueles acima do peso ideal.

Seu corpo não dita o que você pode fazer. Aliás, nada tem esse poder. Boleiras acima do peso podem e deve jogar e se divertir com o futebol. Da mesma forma que boleiras mais velhas, as inexperientes, as que nunca jogaram, as que estão começando agora ou aquelas que só querem ter saúde através do esporte.

Vamos jogar futebol feminino juntas? Todas podem e você ainda mais. Que tal começarmos o Ano Novo antes mesmo do reveillón? A sua virada pessoal é com o futebol e o seu golaço vai ser o respeito e o cuidado com você, seu corpo e sua saúde.

Posso ajudar?