Futebol Feminino

Brasil é confirmado como candidato a país-sede da Copa do Mundo feminina de 2027

Brasil é confirmado como candidato a país-sede da Copa do Mundo feminina de 2027

O Ministério do Esporte confirmou o interesse do país em sediar o principal evento do futebol feminino mundial e já oficializou à FIFA

Ao lado da Alemanha, Holanda e Bélgica – que mostraram interesse em uma candidatura em conjunto – o Brasil também é candidato a ser o país-sede da Copa do Mundo feminina de 2027.

O anúncio foi confirmado pelo Ministério do Esporte que afirmou que as tratativas com a CBF já estão em andamento para os estádios brasileiros receberem o evento.

“A gente está vendo os meios para buscar trazer a sede da Copa do Mundo de 2027. Estamos começando a mexer nisso agora. Temos até maio para preencher o caderno (de encargos). Estamos conversando com CBF e sedes para ver quais formas de buscar essa chance de trazer a Copa”, contou a Ministra de Esporte, Ana Moser, para o GE.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, viajou no último 12 de março para o congresso da Fifa, na cidade de Kigali, em Ruanda, na África Oriental, para confirmar o interesse brasileiro em receber o evento.

Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belém, Fortaleza, Cuiabá, Manaus e o Distrito Federal são as cidades que se colocaram à disposição para sediar os jogos caso o Brasil seja o escolhido. 

Em 2023, o Mundial feminino será realizado na Austrália e na Nova Zelândia. A competição começa no próximo dia 20 de julho e a final tem data marcada para 20 de agosto. O Brasil busca seu primeiro título e está no Grupo F, com França, Jamaica e Panamá.

Entre as etapas para a escolha do país-sede estão a convocação de candidatos, análise dos países candidatos e depois a votação entre aqueles que cumpriram os requisitos necessários aos interessados.

Normalmente o processo é longo porque a aprovação pelo Conselho da Fifa, pelo órgão decisório e os princípios gerais da convocação têm prazos maiores pré-estipulados para concluírem a seleção.

Na edição deste ano, a Copa do Mundo feminina estará em sua 9ª edição. Esta será a primeira edição da Copa do Mundo Feminina com 32 seleções, mesmo números de participantes da competição masculina.

GRUPOS DA COPA DO MUNDO FEMININA 2023

GRUPO A
Nova Zelândia, Noruega, Filipinas e Suíça

GRUPO B
Austrália, Irlanda. Nigéria e Canadá

GRUPO C
Espanha, Croácia, Zâmbia e Japão

Grupo D
Inglaterra, Haiti, Dinamarca e China

Grupo E
EUA, Vietnã, Holanda e Portugal

Grupo F
França, Jamaica, Brasil e Panamá

Grupo G
Suécia, África do Sul, Itália e Argentina

Grupo H
Alemanha, Marrocos, Colômbia e Coreia do Sul

Posso ajudar?