Futebol Feminino

Torneio de futebol feminino da Conmebol é comprado pela Globo

Torneio de futebol feminino da Conmebol é comprado pela Globo

A emissora adquiriu os direitos de transmissão do campeonato de olho em uma possibilidade de retomada da cobertura da Libertadores da América

O Campeonato Sul-Americano Sub-20 de futebol feminino estreou nesta semana e tem sido televisionado com exclusividade no Brasil pelo SportTV.

A decisão da Globo em comprar os direitos de transmissão do torneio veio para se aproximar da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e tentar reaver os direitos de exibir a Libertadores da América.

Na disputa por quem fica com a Libertadores, SBT e Globo se tornarão parceiros nos direitos do Campeonato Sul-Americano Sub-20. Os dois canais estão firmados com a Conmebol para a exibição do campeonato, a Globo com os direitos da TV Fechada e o SBT com os direitos da TV Aberta.

Contudo, a coluna Notícias da TV do Uol apurou que embora o SBT tenha os direitos, não vai exibir o torneio em sua programação porque não acredita que uma competição entre mulheres geraria audiência e apelo do grande público.

Enquanto o canal paulista não vai exibir na TV aberta, o SporTV, canal de esportes da Globo, já colocou a competição no ar.

O mal-estar entre Globo e Conmebol começou no início de 2020, quando a emissora tentou baixar o valor pago pelas cotas – cerca de R$ 330 milhões anuais – alegando problemas financeiros por causa do auge da pandemia da Covid-19. A Conmebol não só manteve os valores, como ainda acertou com o SBT.

Desde então a emissora carioca tem tentado aproximações com a entidade para conseguir de volta os direitos de transmissão da Libertadores.

Na estreia do torneio, o Brasil derrotou o Uruguai com o placar de 2 a 0, na primeira rodada do Campeonato Sul-Americano feminino Sub-20, que está sendo disputado no Chile. A equipe comandada por Jonas Urias chegou aos 3 pontos, agora na liderança do grupo B, que também conta com Bolívia, Equador, Paraguai e o próprio Uruguai.

No formato da disputa, as seleções competem em cinco rodadas na fase de grupos, enfrentando apenas os integrantes da mesma chave. As melhores equipes classificadas de cada grupo avançam para o quadrangular final e se unem aos dois melhores da outra chave, que tem Argentina, Colômbia, Chile, Peru e Venezuela.

Sobre Campeonato Sul-Americano Sub-20 de futebol feminino

O Brasil é o único vencedor do Sul-americano Sub-20 Feminino, criado em 2004. A Seleção Brasileira venceu as oito edições do torneio já realizadas e agora vai em busca do nono título.

Outro recorde nacional é que as atletas da camisa canarinha nunca perderam um jogo sequer na competição, com 46 vitórias e cinco empates, em 51 jogos disputados.

A competição deste 2022 se encerrará no dia 26 de abril, com a final sendo disputada na cidade de La Calera, no Chile.

Posso ajudar?