Futebol Feminino

Tops personalizados ajudaram a Inglaterra a conquistar a Eurocopa 2022

Tops personalizados ajudaram a Inglaterra a conquistar a Eurocopa 2022

Especialistas em biomecânica da mama forneceram prescrições personalizadas para as jogadoras terem mais conforto durante as partidas

É preciso equidade no futebol feminino para termos então a tão esperada igualdade. Nesse sentido, uma estratégia fundamental foi utilizada para contribuir com a vitória da Seleção da Inglaterra na Eurocopa 2022: foram desenvolvidos pela Nike, tops especiais e personalizados de acordo com o biotipo de cada atleta que contribuíram com mais rendimento para as jogadoras.

Especialistas em biomecânica da mama forneceram prescrições individualizadas de tops para as jogadoras da Inglaterra para melhorar a sustentação e garantir que elas estivessem recebendo o suporte adequado.

Pesquisas internas utilizadas pelos clubes de futebol mostram que um sutiã mal ajustado pode criar vários problemas, desde dor nos seios e flacidez do tecido até a pele irritada. Jogar com um top mal ajustado também reduz os passos das mulheres em até 4 cm, o que pode significar um longo trajeto durante um jogo.

“As evidências sugerem que os sutiãs esportivos têm muitos benefícios de desempenho, conforto e saúde, então eu diria que eles são tão importantes para o futebol feminino quanto os treinadores”, disse a professora Joanna Wakefield-Scurr, da Universidade de Portsmouth, que liderou o projeto, para o jornal britânico The Guardian.

No mercado atualmente, existe dois tipos de tops esportivos, os de compressão, que ajudam a reduzir o movimento dos seios, esmagando-os contra o peito e os sutiãs de encapsulamento, que sustentam cada seio em bojos individuais.

“Ficamos encantados porque isso significava que os atletas notaram uma diferença em seu desempenho em campo, na quadra ou em qualquer outro lugar, e essa diferença foi o resultado da troca de sutiã”, continuou Wakefield-Scurr.

Um projeto semelhante antecedeu os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2021. Wakefield-Scurr e sua equipe forneceu prescrições semelhantes a 112 atletas britânicos, em colaboração com o Instituto Inglês do Esporte (EIS). Antes da intervenção, a maioria das atletas usava sutiãs soltos e mal ajustados, oferecendo suporte ruim. Muitas relataram desconforto ou dor nas mamas. 

Depois do início das atividades, quatro semanas depois, 87% das atletas relataram ter se beneficiado das prescrições e 17% afirmaram ter melhorado seu desempenho esportivo graças aos tops especiais.

Antes da Eurocopa, Wakefield-Scurr deu uma capacitação sobre seios e sutiãs para as inglesas, seguidas de sessões individuais. “Nós analisamos suas necessidades de sutiã e quaisquer problemas que eles estavam enfrentando com seus sutiãs esportivos, e então prescrevemos sutiãs esportivos para eles – incluindo o sutiã esportivo que vimos Chloe exibindo para todos durante a Eurocopa”, contou.

Como escolher um top esportivo ideal:

– Compre em lojas especializadas na prática esportiva;

– As mamas têm que ficar bem acomodadas no top, se estiverem vazando, a peça está pequena;

– Experimente o top e pule balançando os braços, se estiver desconfortável, escolhe outro sutiã;

– Escolha um bojo liso, sem rugas ou enchimento;

– Modelos de poliamida e elastano facilitam a transpiração;

– Prefira alças grossas que sustentam melhor os seios;

– Se estiver com dor e desconforto, troque o top.

Gostou das dicas? Comente aqui qual seu truque para escolher o top perfeito e jogar sem medo.

Posso ajudar?