Futebol Feminino

Sororidade: o que a palavra da moda significa para o futebol?

Sororidade: o que a palavra da moda significa para o futebol?

A palavra vem do latim soror, que significa irmã, ou seja, sororidade é irmandade. Como esse conceito pode ajudar mulheres em campo?

A palavra é nova, em muitos dicionários da língua portuguesa ainda nem é possível encontrar o significado de sororidade, mas ela está em alta e frequentemente pode ser vista em posts sobre a luta de mulheres nas mais diversas classes da sociedade.

Originária do latim, soror, a palavra da moda é sororidade que significa irmandade, a ajuda mútua entre mulheres. Em tempos tão desafiadores onde a violência só aumenta, o radicalismo incita e a desigualdade se faz ainda mais latente entre os gêneros, mesmo no futebol, é importante falarmos como esse conceito pode ajudar meninas e mulheres a superarem barreiras e irem mais longe apoiando umas às outras.

Na prática, sororidade é o que acontece em campo e que precisa ser levado para a vida! É quando uma jogadora cai e a outra ajuda a levantá-la, é quando o apito sai errado e todas compram a briga, é quando a disputa é desigual e todas se juntam para fazer com que a batalha seja mais justa. Assim acontece nos gramados e é o que temos que levar para a vida.

Quando uma mulher cresce, todas nós crescemos um pouquinho. Quando uma mulher é agredida, violentada, diminuída, condenada e julgada, todas nós perdemos liberdade, espaço, diretos e lugar de fala. Isso é sororidade, isso é o que diz este conceito de irmandade que surgiu recentemente, mas que desde que o mundo é mundo, precisa ser difundido para que todas nós tenhamos nosso espaço de equidade e igualdade garantidos.

Por isso, separei 10 atitudes simples de sororidade para que você que ama futebol e pratica, possa ajudar outras jogadoras a descobrirem suas melhores versões, fazendo com que o mundo também veja com outros olhos a luta de todas as mulheres.

1.       Fale sobre o futebol feminino em rodas de conversa e com amigos que ainda não conhecem muito sobre a modalidade;

2.       Convide amigas que nunca praticaram o futebol para jogarem com você;

3.       Valorize o trabalho de treinadoras, fisioterapeutas e mulheres que se dedicam pelo esporte fora dos gramados;

4.       Lembre-se que mulheres não são rivais, apenas estão disputando uma partida e quando o jogo acabar, estarão sempre no mesmo time;

5.       Não julgue mulheres que não gostam de futebol. Elas estão batalhando pelo espaço feminino em outras áreas;

6.       Tenha empatia dentro e fora dos gramados, com a vida pessoal e profissional de outras mulheres;

7.       Compartilhe seus conhecimentos. Quando mais você ensina, mais você aprende e melhor você fica;

8.       Ajude a acabar com o preconceito, desmistificando tabus e lutando por aquelas que virão depois de você;

9.       Entenda seus direitos como mulher e faça outras mulheres a entenderem também. Agressões, preconceitos e assédios não podem ser neutralizados, nunca;

10.   Não julgue ninguém pelo seu gênero. Seja no futebol, na carreira ou na família, homens e mulheres são iguais, só que as mulheres ainda não têm equidade e é por isso que precisamos nos unir.

Vamos praticar a sororidade? Praticando esses itens acima já conquistaremos grandes e notáveis avanaços. Bora?

Posso ajudar?