Puma lança campanha “Joga na Subida” para conscientizar sobre as diferenças de investimentos no futebol
A ação convidou homens para jogarem em uma “ladeira” com a finalidade de demonstrar o abismo entre os aportes financeiros das categorias masculina e feminina
Apesar de toda a visibilidade do futebol feminino nos últimos tempos e da modalidade estar crescendo a cada dia, apenas 1% da renda dos clubes da Série A é destinada para fomentar a categoria feminina.
É como se houvesse um abismo imenso entre o esporte praticado por homens e mulheres. Como se elas jogassem ladeira abaixo sem apoio, sem investimentos e com todas as dificuldades que os homens sequer conhecerão.
Pensando nisso, a Puma em parceria com a BETC HAVAS, criou a ação “Joga na Subida“ para conscientizar sobre as diferenças dos investimentos financeiros e patrocínios dados de maneira desigual no futebol de homens e de mulheres.
“Sermos parceiros de uma marca como a Puma, que tem a coragem de fazer um projeto fora de formato, como esse, é um privilégio. Essa ideia é a representação de uma causa que precisa ser olhada com carinho para mudar de verdade”, comenta Marcelo Ribeiro, diretor de criação da BETC HAVAS.
Para o projeto ser colocado em prática, a Puma construiu uma quadra de futebol em cima de uma estrutura inclinada, transformando-a em uma subida. Times amadores de futebol masculino foram convidados para uma partida no local.
Para divulgar o projeto toda a partida foi filmada e transformada em um vídeo de lançamento de 1 minuto. Durante o jogo é possível perceber a dificuldade dos homens em realizarem o jogo e até de se manterem de pé.
A ação “Joga na Subida“ também contou com a participação da craque e jogadora do Corinthians e da Seleção Brasileira, Tamires Dias. Ela disse que depois dos homens jogarem de forma tão desigual e sentirem na pele a falta de apoio, agora, sabem um pouco da dificuldade e de como as mulheres se sentem ao não terem o devido reconhecimento e investimento no futebol feminino.
“A surpresa dos jogadores ao verem uma quadra com mais de 2 metros de altura, na parte mais alta, foi única e ficou ainda maior quando explicamos todo o contexto de que essa era a representação da dificuldade de toda mulher atleta”, complementa Victor Castelo, diretor de criação associado da agência.
Para comprovar o quanto é difícil para as mulheres jogarem futebol no Brasil, a ação continuará com a participação de diversos influenciadores e ex-jogadores de futebol.
O primeiro vídeo de divulgação da ação se encerra com uma convocação importante: ‘e aí? bora nivelar essa diferença?’ Bora divulgar e valorizar essa ação que dá visibilidade às nossas lutas para que um dia não precisemos mais de campanhas como essa.