Futebol Feminino

No clima das Paralimpíadas, conheça o futebol de 5

No clima das Paralimpíadas, conheça o futebol de 5

A modalidade é disputada entre deficientes visuais e desde que se tornou um esporte paralímpico, tem possibilitado grande destaque para os atletas brasileiros

Você já ouviu falar do futebol de 5? A modalidade é mais conhecida como futebol para deficientes visuais e é uma adaptação do futebol tradicional que não deixa a desejar em nada a emoção e a diversão que todos já conhecem.

Os jogos acontecem em uma quadra de futsal adaptada e desde os Jogos Paralímpicos de Atenas 2004, também têm sido praticadas em campos de grama sintética. O goleiro é o único jogador com visão total e não pode ter participado de competições oficiais da FIFA nos últimos cinco anos.

Próximo às linhas laterais, são colocadas bandas que impedem que a bola saia do campo. Cada time é formado por cinco jogadores – um goleiro e quatro na linha. As partidas de futebol de 5 são silenciosas, em locais sem eco, pois os jogadores se guiam pelo som da bola e dos chutes. O jogo tem dois tempos de 20 minutos e intervalo de 10.

A bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la. A torcida só pode se manifestar na hora do gol. Os jogadores usam uma venda nos olhos e, se tocá-la, cometerão uma falta. Um papel importante é do guia (chamador) que fica atrás do gol adversário para orientar os atletas do seu time, dizendo onde devem se posicionar e para onde chutar.

Com a realização dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o esporte ficou em destaque por conta do desempenho do Brasil na competição. Desde que a categoria se tornou um esporte oficial das Paralimpíadas, o time brasileiro de futebol de 5 ganhou todas as edições: Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e está perto de levar o ouro em Tóquio 2020.

Além dos títulos, o Brasil foi a primeira seleção a marcar um gol em Jogos Paralímpicos. O autor do feito foi o atleta Nilson Silva, já falecido.

A modalidade surgiu na Espanha, por volta da década de 1920. No Brasil, começou a ser praticado durante a década de 1950 por cegos que jogavam com latas. Durante as Olimpíadas das APAEs, em 1978, foi organizado, na cidade de Natal (RN), o primeiro campeonato de futebol de 5. Em 1984, ocorreu a primeira Copa Brasil, em São Paulo. Logo em seguida, a Seleção Brasileira participou de edições da Copa América, conquistando o ouro em 1997, 2001 e 2003. Em 1998, o Brasil foi ainda o campeão do primeiro Mundial, realizado em Paulínia (SP).

Até hoje o Brasil se orgulha de ser o único campeão mundial do esporte. Infelizmente as mulheres deficientes visuais ainda não estão nos Jogos Paralímpicos por meio da modalidade, mas torcemos para que este espaço também seja ocupado por mulheres boleiras.

Assim como o futebol é uma superação para a maioria das mulheres, os esportes paralímpicos também são divisores de águas nas vidas de atletas muito mais do que especiais.

Posso ajudar?