Futebol Feminino

Futebol feminino do Santos terá orçamento ampliado em 20%

Futebol feminino do Santos terá orçamento ampliado em 20%

Iniciativa do clube é uma sinalização pelo protagonismo na modalidade e vem de encontro com tendências mundiais de dar visibilidade à categoria

Não parece real, mas é o futebol de 2023 – orçamento ampliado em 20% para o futebol feminino do Santos e uma redução de 6% nos investimentos do time masculino. No passado essa decisão de um dos maiores clubes do Brasil seria impensável, mas agora já é uma decisão consolidada para o ano novo.

A proposta orçamentária foi aprovada no último dia 01 pelo Conselho Deliberativo do time e fez com que o gasto anual do Santos saltasse de R$ 6.786.429,00 em 2022 para R$ 8.979.208,00 em 2023.

A iniciativa é uma sinalização das Sereias da Vila na busca pelo protagonismo no futebol feminino, uma modalidade que tem conquistado a cada ano, mais espaço, visibilidade, adesão de patrocinadores e o gosto do grande público.

“Há mais de um mês ou um mês e pouco que a gente começou o planejamento para 2023 junto com o nosso treinador, o Kleiton, e com a Aline. No nosso orçamento a gente aumentou o nosso patamar em quase 25%, justamente para poder ter um time mais paguro. Da nossa parte que é a parte de verba foi dada, agora Aline e o Kleiton já estão se movimentando para bem gastar esse dinheiro”, contou Andres Rueda, presidente do Santos.

Aline Xavi é a atual coordenadora do time e Kleiton Lima é o técnico. Juntos eles têm a missão – contando com a alta do orçamento – de transformarem o Santos no melhor clube de futebol feminino do Brasil, já que o desempenho da equipe não foi muito bom neste ano, sem nem conseguir avançar no mata-mata do Brasileirão Feminino.

Na primeira fase do torneio, o Santos somou 6 vitórias, 2 empates e 7 derrotas nos 15 jogos disputados com 33 gols marcados e 24 sofridos. No Brasil Ladies Cup o time também não passou da primeira fase, com 2 vitórias e 1 derrotas nos 3 jogos disputados com 8 gols marcados e 3 sofridos.

O melhor desempenho foi no Paulistão, com a chegada do clube às semifinais da competição. Até o momento na competição foram 8 vitórias, 1 empate e 2 derrotas nos 11 jogos disputados 47 gols marcados e 10 sofridos.

A fundação do Santos Futebol Clube feminino aconteceu em 1997, desde então a equipe se tornou campeã do Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino, bicampeã da Copa Libertadores da América, campeã do Campeonato Brasileiro Feminino, bicampeã da Copa do Brasil e tetracampeã do Campeonato Paulista.

As perspectivas a curto prazo para o Santos são as melhores possíveis, já que com mais investimentos, a formação da equipe técnica e preparatória terá mais condições de disputar torneios nacionais e internacionais com nível de igualdade em relação aos maiores clubes de futebol feminino do Brasil e do mundo.

Posso ajudar?