Futebol Feminino

Dick Kerr’s Ladies, o time de futebol feminino que foi pioneiro na Europa

Dick Kerr’s Ladies, o time de futebol feminino que foi pioneiro na Europa

Muitos anos antes do movimento de empoderamento feminino surgir, lá estava o time enfrentando as proibições da época e dando voz às apaixonadas pelo esporte

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar sobre elas, mas com certeza parte da liberdade que você tem para jogar o seu futebol com as amigas, foi conquistado pela coragem delas. Estamos falando do Dick Kerr’s Ladies, um dos times pioneiros da categoria na Europa e o primeiro da modalidade no Reino Unido.

Em livre tradução para o português, o time Dick, Senhoras de Kerr, surgiu em plena 1ª Guerra Mundial, quando os homens tiveram que ir para o campo de batalha e as mulheres assumiram o sustento da casa e ocuparam os empregos na indústria.

Nesse período, mais de 700 mil mulheres se tornaram trabalhadoras industriais. E adivinhem qual era o passatempo favorito dessas mulheres na hora do almoço? Sim, o futebol feminino.

Elas jogavam entre si e logo começaram a promover competições entre fábricas distintas. Não demorou para que o Dick Kerr’s Ladies se destacasse. Multidões se espremiam para ver aquelas senhoras que jogavam tão bem futebol e que eram trabalhadoras da Dick Kerr And Company Ltd., uma fabricante de bondes e locomotivas da época.

No Boxing Day de 1920, um jogo contra o St. Helen’s Ladies lotou o Goodison Park com um recorde nunca antes visto em Liverpool, principalmente por ser uma partida entre mulheres. A partir deste dia histórico, a equipe percorreu todo o Reino Unido encantando o público e atraindo público aos estádios, feito que não vimos nem nos dias atuais.

Mas não demorou para que o talento das moças incomodasse os machistas da época. Um ano depois da fundação do time, a Federação Inglesa de Futebol (FA), proibiu as mulheres de jogarem em seus estádios até 1971.

A decisão atrasou o avanço do futebol feminino da Europa por mais de 50 anos. Os jogos continuaram, mas em pequenos estádios e com menos visibilidade do grande público, o que claro, impactou demais o desenvolvimento da categoria no continente e até no mundo.

Os recordes de público conquistados pelo Dick Kerr’s Ladies só foram superados 99 anos depois, em 17 de março de 2019, quando mais de 60 mil pessoas lotaram o Estádio Wanda Metropolitano em Madrid para assistir a um jogo da Liga Espanhola entre Atlético e FC Barcelona.

O time existiu por mais de 48 anos, de 1917 a 1965, tendo jogado 828 partidas, ganhando 758 dessas, com 46 empates e 24 derrotas. A equipe marcou época por enfrentar as proibições da época e continuar jogando e revolucionando a modalidade em uma época em que pouco era dito ou feito pela igualdade de gênero.

Uma inspiração de força e coragem para todas nós, boleiras.

Posso ajudar?