Futebol Feminino

Conheça Birgit Prinz, a melhor jogadora na história da Alemanha e três vezes eleita a melhor do mundo

Conheça Birgit Prinz, a melhor jogadora na história da Alemanha e três vezes eleita a melhor do mundo

Se você ainda não ouviu nada sobre ela, leia esse texto e conheça mais sobre a jogadora de futebol feminino que alavancou a modalidade em seu país

Todo país tem aquela inspiração que acaba virando quase que o sinônimo da sua modalidade. Para o futebol feminino brasileiro, claro, temos que falar da rainha Marta. Já para a Alemanha, esse sinônimo de talento e bola nos pés é Birgit Prinz.

A jogadora, divisora de águas da categoria na Alemanha, foi eleita em 2003, 2004 e 2005 a melhor jogadora do mundo pela FIFA e foi a “Jogadora de Futebol do Ano” em seu país de 2001 até 2007.

Atualmente com 43 anos, Birgit Prinz, foi considerada por muitos a melhor jogadora de futebol da Europa nas décadas de 1990 e 2000. Ingressou bastante jovem na modalidade quando, no início da década de 90, seu pai, jogador de futebol, a encorajou a praticar a modalidade e começou a treiná-la.

Com apenas 16 anos, a jogadora fez sua estreia internacional pela Seleção Feminina da Alemanha, como substituta em um jogo contra o Canadá. Fez o gol decisivo que garantiu a vitória alemã na época.

Graças ao talento da jogadora e sua dedicação em trabalhar em equipe, nesse mesmo ano, a equipe de Prinz conquistou quatro campeonatos europeus, duas copas da União das Associações de Futebol da Europa, oito campeonatos da liga alemã e oito taças nacionais.

Com um biotipo não muito tradicional para mulheres, Birgit Prinz tem 1,79m e sempre entrou em campo com uma aptidão em velocidade e finalização fora da média. Talvez por isso, tenha se tornado em tão pouco tempo, um dos principais nomes do futebol feminino no mundo.

Decidida a ampliar sua carreira, a jogadora deixou a Alemanha em 2002 para jogar no Women’s United Soccer Association, nos EUA, ajudando a equipe a vencer três campeonatos importantíssimos no país, antes de voltar o FFC Frankfurt, seu primeiro time profissional de futebol feminino.

Premiações de Birgit Prinz

Além de três vezes eleita a Jogadora do Ano pela FIFA, a atleta tem três medalhas de bronze nas Olimpíadas, além de dois troféus da Copa do Mundo Feminina.

Até a rainha Marta bater o seu recorde, Prinz era a marcadora número 1 em Copas, com 14 gols. Sua marca foi superada em 2015 pela jogadora brasileira.

Formada em psicologia pela Universidade de Frankfurt, Prinz se aposentou em maio de 2012, deixando uma imenso legado para o futebol feminino europeu e de todo mundo, explicitando a importância da representatividade para que a categoria seja cada vez mais popular entre meninas e mulheres.

Posso ajudar?