Futebol Feminino

Brasileirão Feminino terá apenas dois times rebaixados em 2022

Brasileirão Feminino terá apenas dois times rebaixados em 2022

A decisão visa fortalecer os clubes para que possam ficar mais tempo na primeira divisão e assim, desenvolverem com mais possibilidades as equipes

Diferentemente do que acontece atualmente, com quatro equipes rebaixadas sempre ao término do Brasileirão Feminino, a partir de 2022 apenas dois times irão para a segunda divisão. Nesta temporada caíram Botafogo, Minas Brasília, Napoli e Bahia.

A mudança anunciada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) visa fortalecer os clubes para que possam ficar mais tempo na primeira divisão e assim, desenvolverem as equipes com as possibilidades que a Série A dispõe, como patrocínio, mais recursos, publicidade e visibilidade que ajuda qualquer clube a melhorar.

A primeira divisão do Brasileirão Feminino continuará contando com 16 times, que jogarão novamente no sistema de turno único, com as oito primeiras colocadas avançando para as quartas de final. Em seguida, os jogos do mata-mata serão realizados em partidas de ida e volta.

A CBF garantiu seis vagas na Série A1 do Brasileiro para os seis primeiros colocados da Série A do Brasileirão masculino. São os chamados “times de camisa”. Caso esses clubes não queiram participar do torneio feminino, as vagas serão distribuídas a partir da classificação da Série A e, se necessário, da Série B.

Além desta mudança, outras foram anunciadas pela CBF, como as três divisões nacionais no Brasileirão Feminino. A Série B, chamada de Serie A2, passará a ser disputada por 16 equipes, mas divididas em grupos. Os times que chegaram nas oitavas dessa edição garantiram, suas vagas, assim como os times que foram rebaixados da primeira divisão.

Os times serão divididos em quatro grupos, jogando em turno e returno. Assim, os dois melhores de cada chave avançam para as quartas de finais. Mas, somente os finalistas vão garantir acesso para a temporada 2023.

Outra mudança também foi a criação da Supercopa do Brasil Feminina, um torneio que será disputado por oito equipes. A competição terá quatro times da primeira e quatro da segunda divisão, sem que exista repetição de estados – com vagas para os 12 primeiros classificados.

Sobre o Brasileirão Feminino

Acontece desde 2013 e é a principal competição do futebol feminino no Brasil. 36 clubes já participaram do Brasileirão Feminino, com times paulistas dominando a disputa, tendo vencido 6 das 7 edições já realizadas, entre eles Centro Olímpico, Corinthians, Ferroviária, Rio Preto e Santos.

Posso ajudar?