Futebol Feminino

Brasil e Inglaterra jogarão “Finalíssima” em abril no Reino Unido

Brasil e Inglaterra jogarão “Finalíssima” em abril no Reino Unido

Torneio é disputado pelas seleções campeãs da Europa e da América e promete ser mais uma super disputa do futebol feminino

Para quem gosta de futebol feminino e não perde um duelo internacional, a Finalíssima já tem dada certa para acontecer. Desta vez a disputa será entre as seleções de Brasil e Inglaterra, campeãs da América do Sul e Europa, respectivamente.

A tão esperada partida acontecerá no dia 6 de abril de 2023, no Estádio de Wembley, em Londres, no Reino Unido e promete agitar o cenário mundial da modalidade.

O Finalíssima é a versão feminina do torneio criado em 1985 que levava o nome de Copa Artemio Franch. O campeonato foi criado com o objetivo de premiar um vencedor na disputa entre os dois continentes. Contudo, o torneio contou com apenas duas edições (1985 e 1993), até retornar neste ano de 2022.

O torneio começou a esquentar em junho, na Finalíssima de futebol masculino, quando a Itália, campeão da Eurocopa masculina e a Argentina, vencedora da Copa América, se enfrentaram no Estádio de Wembley. A ‘Albiceleste’ superou os ‘Azzurri’ por 3 a 0 e levou o título.

Agora o foco da UEFA (Liga dos Campeões) é promover mais um importante momento para o futebol feminino, logo após a final da Eurocopa 2022 bater recorde de público, com 87 mil pessoas no estádio, além de grande audiência televisiva.

Sobre a Finalíssima

O torneio é uma reedição Copa Artemio Franch – também conhecido como Copa Intercontinental de Seleções – e que foi disputado nos anos 1985 e 1993. Agora o campeonato segue previsto para acontecer também em 2024 e 2028.

Em 1985 a França venceu o Uruguai por 2 x 0. Já em 1993, a Argentina ganhou da Dinamarca nos pênaltis com Diego Maradona em campo.

A taça Finalíssima tem 8,5 quilos e 45 centímetros e representa duas pessoas de mãos dadas com o troféu ao centro.

O Brasil entrará em campo na Finalíssima com Pia Sundhage como técnica. Ela treina a Seleção Brasileira desde 2019, é uma ex-futebolista sueca e a primeira estrangeira a comandar o time. Já a Inglaterra tem Sarina Wiegman na liderança da equipe. A treinadora conseguiu a vitória da Inglaterra na final da UEFA Women’s Euro 2022 contra a Alemanha no Estádio de Wembley.

Depois disso se tornou a quarta treinadora – todas mulheres – a reter o título da Eurocopa e a primeira a vencer o torneio com dois países diferentes, tendo treinado também a Holanda para o título.

Posso ajudar?