Futebol Feminino

O futebol feminino como vitrine para a publicidade

O futebol feminino como vitrine para a publicidade

Um movimento pró-futebol feminino vem acontecendo no Brasil e no mundo e com ele, novas oportunidades de patrocínios e investimentos na categoria

Os investimentos no futebol feminino ainda estão bem longe de se igualarem aos valores depositados no futebol masculino, contudo, ano após ano, tem-se notado avanços e visibilidade como nunca antes visto para as mulheres nos gramados.

Em agosto deste ano, o São Paulo venceu o Internacional. O jogo foi transmitido pelo SporTV e foi uma das primeiras partidas televisionadas do Campeonato Brasileiro Neoenergia. O inédito foi que a transmissão rendeu à emissora o topo do ranking de audiência na TV paga do dia, uma prova de que o futebol feminino tem ganhado o gosto da audiência e gerado cada vez mais disputa entre os veículos.

Em 2019, a Conmebol orientou a CBF para que houvesse a obrigatoriedade de que os clubes da série A do Brasileiro e da Libertadores mantivessem times femininos. Desde então, a categoria tem avançado ainda mais e ganhado espaço entre os torcedores e também entre os patrocinadores que buscam a chancela do apelo social que a modalidade carrega.

E não só da grande mídia vive essa visibilidade do futebol feminino. Recentemente o Tiktok passou a transmitir a modalidade no perfil da CBF, além da Band, que foi uma das primeiras a fechar o contrato de transmissão e está com a competição desde o início.

O canal no YouTube, Os Desimpedidos, também tem se destacado pelas transmissões das partidas femininas ao vivo. Atualmente o canal conta com mais de 73 milhões de inscritos e diante do sucesso, montou uma equipe para acompanhar as partidas com narrações e comentários especializados.

“A oportunidade de transmitir o Campeonato Brasileiro Feminino já era um sonho nosso. Tivemos bastante êxito na questão de audiência”, contou Gilberto Corazza, diretor de negócios da NWB, que mantém o canal.

Marcas como Centauro, Gillette Vênus e Clear, além do apoio da Adidas, que é a patrocinadora oficial do canal, têm conseguido se destacar atrelando suas marcas ao Os Desimpedidos. Uma realidade cada vez mais comum: os veículos da internet estão desbancando as grandes mídias da televisão e atraindo os investidores e marcas para um nicho que até então não se concentrava os valores do futebol feminino.

Neste ano, a Vivo também se destacou ao associar sua imagem à categoria, lançando o programa 4%, uma referência a um dado divulgado pela Unesco que apontou que apenas 4% do conteúdo veiculado na mídia esportiva se dirigia ao esporte feminino.

A Puma também é outra marca que tem apoiado fortemente iniciativas do futebol feminino.  A empresa apoia, atualmente, 32 atletas no futebol brasileiro e mundial, além de nomes do skate e running. A Puma também iniciou um contrato de patrocínio com todas as jogadoras do time feminino do Palmeiras.

Essas são só algumas iniciativas que nos mostram o quanto o futebol feminino tem avançado não só na mídia, mas também nos veículos de comunicação. Que seja apenas o início do reconhecimento que o nosso esporte pode e merece.

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